moc __

Posted: June 28, 2018 in ação social, assessoria, cidadania

Nº 600 :28 de Junho de 2018 :  Feira de Santana-BA
BIBLIOTECA AMIGOS DA LEITURA
Biblioteca Amigos da Leitura recebeu livros enviados pela ACTIONAID para fortalecer um sonho realizado
“É preciso que a leitura seja um ato de amor”, disse Paulo Freire. É esse ato de amor pela leitura que caracteriza a brilhante ideia da jovem Maria Clara Gomes Simões de 14 anos, que idealizou a implementação de uma Biblioteca na sua comunidade de Serrote, município de Conceição do Coité. “Juntou o gosto e a vontade pela leitura, depois que participei do projeto Baú de Leitura lá na escola, com a necessidade de ter livros para estudar e fazer os trabalhos aqui na comunidade, porque a gente só tinha livros quando ia para escola em Saldadália”, contou Maria Clara. O sonho da menina Maria Clara começou a se concretizar a partir de uma mensagem que ela mandou nos grupos de Whatsapp, com ajuda de toda comunidade e da família, com isso foram aparecendo um monte de doações de livros, “as pessoas ficava ligando pra gente ir buscar e gente ia”, explicou Clara como os livros começaram a chegar, sendo organizados em um espaço da comunidade, onde funcionava o antigo telefone público, mas que estava abandonado, assim foram ajeitando daqui e dali e formou a ‘Biblioteca Amigos da Leitura’, nome batizado para um bem precioso para toda comunidade, em especial para Maria Clara, uma ação bonita que ajuda no desenvolvimento humano e cidadã das pessoas, incentivando novos leitores.  Entre as muitas visitas que a Biblioteca despertou, como curiosos, amantes da leitura, meios de comunicação, a exemplo da Rede Globo, esteve por lá também Marina Ramos que faz parte dos Projetos de Vínculos da Actionaid, instituição que trabalha em Parceria com o Movimento de Organização Comunitária (MOC) no projeto Parceiros por Um Sertão Justo, ao qual Maria Clara integra, sendo “apadriada”, pois sua comunidade é contemplada. Leia matéria completa no site do MOC.

EDUCOMUNICAÇÃO
Projeto Parceiros/as por um Sertão Justo realizou oficina de Educomunicação em Serrinha
Dinâmicas, risos, brincadeiras, bons sentimentos e muitas troca de saberes caracterizam mais uma Oficina Municipal de Educomunicação e produção de peças de Comunicação com Crianças e a Adolescentes, realizada na terça-feira (26) de maio, na comunidade de Malhada do Alto, município de Serrinha, pelo projeto Parceiros/as Por um Sertão Justo desenvolvido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com a Actionaid, que comunga junto ao MOC da luta pelos direitos humanos, em especial para as Crianças e Adolescentes. A atividade que começou com apresentação, interação e integração entre os participantes, seguiu pela construção do mapa das comunidades presente, sendo elas: Boa Vista 2, Chapada, Malhada do Alto, Subaé e Trocado, através de desenhos, mostraram um pouco do que tem no campo cultural, social, de direitos, entre outros, contando ainda o que falta conquistar para melhorar a vivência e convivência em seus lugares. Com a apresentação foi puxada uma prosa sobre o que sinto, vejo e ouço sobre minha comunidade, percebendo assim a diferença do receber comunicação/informação e do produzir de forma popular e como direito, a comunicação que realmente exibe um Semiárido de possibilidades e superações, que busca constantemente suprir seus anseios. Leia matéria completa no site do MOC.

OFICINA
MOC participou de Oficina Sobre Legislação de Agroindústria Familiar
O Movimento de Organização Comunitária (MOC) participou na terça-feira (19) de junho,  em Salvador, representado por Gisleide Carneiro, Nayanna Reis e Renilda Santos, ambas do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES do MOC), da Oficina sobre Legislação de Agroindústria Familiar, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A oficina contou com a presença de Jerônimo Rodrigues (Secretário da SDR), Wilson Dias (diretor-presidente da CAR), Marcelo Matos (Superintendente da Agricultura Familiar – SUAF/SDR), representantes da Agência de Defesa Agropecuária (ADAB), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), além de dirigentes e técnicos da SDR. E seguiu com debates, reflexões e discussões a acerca da Legislação da Agroindústria Familiar, com instrução de Leomar Prezzoto, teve ainda contextualização sobre Perfis Agroindustriais com os Membros da Comissão, Jose Cardeal Oliveira Ramos, Anete Lira da Cruz e Katia Cerqueira Lima (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB), como ainda Daniel Costa Ferreira, Iara de Andrade Oliveira e Israel de Oliveira Santos (Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – CEDRS), além de Rose Edna Mata Vianna Ponde, Jainei Cardoso da Silva e Débora Ridrigues da Silva (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA-BA). Leia matéria completa no site do MOC.

EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA
Oficina de Educação Contextualizada foi realizada pelo MOC em Biritinga

O Projeto Cisternas nas Escolas, desenvolvido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), em parceria com Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e com apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), realizou nos dias 18 e 19, no município de Biritinga, uma Oficina de Educação do Campo Contextualizada, como parte do primeiro módulo de formações do projeto. A atividade contou com a participação de mais de 30 educadores e educadoras das 19 escolas do campo, nas quais serão construídas as cisternas escolares, sendo facilitada pela técnica do Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE/MOC) Ana Paula Duarte com a colaboração de Jutaí Santos (Coordenador do Projeto), recebendo a visita do Prefeito Municipal Antonio Celso Queiroz, bem como da Secretária de Agricultura Zélia Oliveira no segundo dia de oficina. “A oficina foi muito profícua, os educadores se envolveram com cada atividade proposta, trocaram bastantes conhecimentos, produziram maquetes e também sugestões de atividades para desenvolverem o direito à água e educação contextualizada”, disse Ana Paula relatando como aconteceu os momentos dessa formação, com muitas partilhas de saberes sobre a realidade do campo, contextualizando as riquezas do Semiárido. Leia matéria completa no site do MOC.
ALIANÇA PRODUTIVA
Visita Técnica do projeto Aliança Produtiva foi realizada na Arco Sertão Central em Serrinha
Aconteceu no dia (21) de junho, no município de Serrinha, uma visita técnica de avaliação da manifestação de interesse do projeto Aliança Produtiva, fazendo parte da terceira fase do Edital 10/2018 da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com Ivan Leite e Célia Dourado. A Arco Sertão Central apresentou uma proposta de interesse, entre as seis no Território do Sisal, agrupada a ela três empreendimentos filiados, como: a Cooperativa da Agricultura Familiar de Conceição do Coité (COOPAFAM), Cooperativa de Produção, Comercialização e Serviço Padre Leopoldo Garcia Garcia (COOPERAGIL) de Ichu e a Associação Comunitária de Miranda de Santaluz, por isso passa por esse processo de análise técnica. A proposta da Arco junto as cooperativas e a associação vinculadas é voltada para agroindústria de fruticultura, na qual esses empreendimentos têm suas agroindústria em construção, então além do projeto contribuir na finalização da estrutura, colaborará no setor do acesso ao mercado convencional, tendo investimentos no laboratório de polpas e em logística, como marcas, veículos e tudo mais necessário para o desenvolvimento dos empreendimentos, assim, o projeto Aliança Produtiva busca estimular o crescimento produtivo dos empreendimentos da agricultura familiar, por meio de cadeias produtivas.

Visite-nos nas redes sociais:
Facebook do MOC
Site do MOC
#2017MOC50anos
#PorUmSertaoJusto
AGENDE-SE 28 e 29/06- Avaliação de ATER do Bahia Produtiva;

agro.jpeg

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.