‘hype -secult!” __

Posted: June 15, 2018 in música, secult_

ASCOM CULTURA

Festival Hmarca.jpgYPE tem primeira edição no fim de semanaEspaços públicos servirão de palco para apresentações artísticas e diálogos musicais. Festival tem apoio do Fazcultura Ocupando praças, ruas e avenidas; celebrando a criação artística e a multiplicidade de ritmos baianos; reconhecendo a vocação da rua viva e do seu povo criativo, nasce em Salvador o Festival HYPE. Um grande encontro entre iguais e diferentes. Diferentes sonoridades que se conectam para criar um novo cenário na cultura urbana da cidade, impulsionada pela efervescência da música baiana, que faz ecoar por todos os cantos a sua potência, swing e versatilidade. Exibindo Quabales Foto Divulgação.jpg
 Programado para acontecer em oito edições (entre junho/2018 e janeiro/2019), o Festival Hype é uma experiência de resgate e conexão com a cultura de rua, transformada em um grande espaço de celebração, como forma de melhorar a relação da população com os espaços públicos. A edição 2018 do Festival acontece nos dias 16 e 17/06, 07 e 08/07, 11 e 12/07, 06 e 07/10 e 11 e 11/11. Consciente da sua missão de dar vez a quem tem voz e revelar o que as ruas falam, o Festival fomentará encontros musicais inesquecíveis, percorrendo oito diferentes bairros de Salvador – da Ribeira a Stella Maris – e apresentando artistas que representam a cena musical contemporânea.
A cada edição, serão selecionados quatro artistas/bandas/grupos via curadoria, dois artistas/bandas/grupos via curadoria no Mapa Musical da Bahia – iniciativa da Fundação Cultural do Estado da Bahia/SecultBA que objetiva mapear, reconhecer e difundir a diversidade da música produzida no estado – e uma atração infantil a se apresentarem no Palco Sounds.
Neste primeiro fim de semana, a programação acontece Praça Flora- Pituba (Rua Guillard Muniz). Além dos artistas inscritos e selecionados por curadoria, o Festival Hype conta também com a presença de músicos e bandas reconhecidos nacionalmente como Márcia Castro e Gerônimo, promovendo assim um intercâmbio entre artistas consagrados e talentos locais.
Valorizando a cultura colaborativa e estimulando a representatividade artística e das ruas, o Festival Hype nasce da experiência vivida pelo Coreto Hype – reconhecida por reunir o melhor da gastronomia, moda, música, arte e sustentabilidade desde 2016, contando com mais de 100 empreendedores criativos por edição e extensa programação artística e de lazer para crianças, jovens, adultos e idosos.
Trabalhando sempre com os eixos da economia criativa, música, kids, sustentabilidade e ocupação, a Feira Coreto Hype se consolidou como uma iniciativa transformadora, estimulando na população soteropolitana ao capitalismo consciente, a economia criativa e ao reconhecimento dos pequenos produtores, reforçando a atitude construtiva e o cooperativismo do grupo.
O Festival Hype tem patrocínio da Brahma Extra e do Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. 
Exibindo Marcia Castro Foto Sidney Rocharte.jpg
MAPA MUSICAL DA BAHIA – O Mapa Musical da Bahia é uma ação prioritária dentro das políticas públicas de fomento à música no estado. Desde 2012, o programa da Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBa) mapeia, reconhece e difunde a diversidade musical de artistas baianos que produzem trabalhos autorais. O Mapa Musical mantém um diálogo aberto e constante entre a sociedade civil e o Estado, permitindo a elaboração de estratégias de ação em resposta às demandas apresentadas. O mapeamento funciona através do portal do Mapa Musical da Bahia [mapamusical.ba.gov.br], um sistema online que reúne músicas e informações sobre os artistas.  A iniciativa se focaliza na produção musical representativa dos 27 Territórios de Identidade do estado e busca revelar a diversidade dos cenários musicais da Bahia.
FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA  Festival HypePraça Flora- Pituba (Rua Guillard Muniz)Entrada Gratuita Sábado (16/06) 14h / 17h – Irará do Forró + Intervenção Grupo Cabrueira (fora do palco Sounds)17h – Alex Pochat e os 5 Elementos18h – Retro_Visor19h – Kainná Tawa20h – Márcia Castro convida Gerônimo e Hiran  Domingo (17/07) 12h – Cadeiradebrin13h – Ba_co14h – Neto Bala15h – Transmissão ao vivo do jogo Brasil X Suíça16h – Quabales17h – Diamba convida Mosiah *Intervalos – Dj ElCabong  Próximas edições07 e 08/07 – Av. Centenário 11 e 12/08 – Lauro de Freitas 15 e 16/07 – Paripe 06 e 07/10 – Campo Grande 10 e 11/11 – Ribeira   Assessoria de Comunicação – SecultBA(71) 3103-3442 (71) 3103-3452 (71) 99983-5278
http://plugcultura.wordpress.com
http://www.flickr.com/photos/secultba/http://twitter.com/SecultBAhttp://www.cultura.ba.gov.br====================================Secretaria de Cultura do Estado da BahiaGabinete da Secretária – Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia 4 anexos  para ASCOM  18_Festival HYPE tem primeira edição no fim de semana.doc

Exibindo Geronimo Foto Rosilda Cruz.jpg

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.