moc __

Posted: June 28, 2017 in ação social, ativismo, capacitação

 

BOLETIM ESPECIAL CARAVANA MOC 50 ANOS – EM CONCEIÇÃO DO COITÉ – Nº 555 – 12 de junho de 2017

Carreata, emoção e histórias de vidas marcaram a passagem da Caravana MOC 50 Anos em Conceição do Coité
A bonanza carro símbolo do MOC logo atrás do carro de som, seguida por carros particulares e vans com suas buzinas extravagantes, juntos percorreram com os sujeitos do MOC ? homens e mulheres do campo, crianças e adolescentes, grupos de produção, agricultores/as familiares, profissionais de ensino, movimentos sociais e comunicadores comunitários – várias ruas do município de Conceição do Coité com muita alegria, fogos de artifício e o entusiasmo que tomou conta dos participantes e, principalmente, das pessoas que de suas casas e lojas acenavam em sinal de apoio à Caravana. O sol brilhava insistentemente no céu durante todo o percurso que iniciou por volta das 14:00h, com concentração no campus XIV da UNEB, onde pela manhã aconteceu a abertura do evento, oficinas e seminários, e seguiu pelas principais avenidas da cidade encerrando no Centro Cultural local, com uma prosa com os sujeitos do MOC que falaram de como a história de ação da instituição que agora celebra 50 anos contribuiu para mudar a história das suas vidas. Um stand institucional e grupos de empreendimentos econômicos solidários já aguardavam a comitiva com a exposição dos seus produtos. Matéria completa no site do MOC.

Empreendimentos Econômicos Solidários participam de Seminário durante a Caravana MOC 50 Anos em Coité
No último 08 de junho, ainda como parte das atividades propostas pela Caravana MOC 50 no município de Conceição do Coité, o MOC realizou através do seu Programa de Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES), um Seminário de Monitoramento e Avaliação de Resultados do Projeto Redes de Cidadania no Sertão da Bahia. O evento envolveu mais de quarenta participantes, dentre representantes de associações, cooperativas e empreendimentos solidários dos municípios de Conceição do Coité e Serrinha integrantes do projeto desenvolvido pelo MOC e patrocinado pela Petrobras. ?Dentro do seminário trabalhamos os principais pontos fortes e pontos fracos do projeto, fizemos uma apresentação das ações que foram desenvolvidas. Também foi feito um trabalho em grupo onde cada um pode avaliar o projeto, a equipe de execução, as atividades desenvolvidas entre outros?, declara Willza Oliveira, técnica do MOC que coordena o projeto.

Jovens multiplicadores participam de oficina de comunicação
Cerca de 20 jovens multiplicadores do projeto de vínculos do Movimento de Organização Comunitária ? MOC, participaram da oficina de Comunicação Comunitária, Mobilização Social e Incidência Política nesse 07 de junho, no auditório do SINTRAF no município de Conceição do Coité. O jovens são de comunidades rurais dos municípios de Riachão do Jacuípe, Ichu, Retirolândia, Santaluz, Serrinha, Nova Fátima e Conceição do Coité e vieram acompanhados por adolescentes e representantes das comunidades onde atuam com o projetos apoiados pela ACTIONAID e KnH. Para entender o tema da oficina a facilitadora e técnica do Programa de Comunicação do MOC, Kívia Carneiro, iniciou a atividade falando da comunicação como um direito constitucional. Falou das diversas maneiras de criar e fazer a comunicação comunitária e participativa tendo em vista a mobilização social das pessoas. Como metodologia os participantes puderam criar peças de comunicação com o propósito de mobilizar a comunicação comunitária e participativa na comunidade. Divididos em subgrupos alguns pensaram em boletins informativos e outros desenvolveram spots para rádio poste. No dia seguinte (08), no espaço da UNEB, o mesmo grupo participou de debate sobre os mecanismos e instrumentos de participação social e incidência política, em oficina facilitada pela técnica do MOC Cleonice Oliveira.

Crianças e adolescentes de Coité participam de Oficina de Educomunicação
Durante a itinerância da Caravana MOC 50 Anos em Conceição do Coité, a instituição através do seu Programa de Comunicação (PCOM), realizou nesse 08 de junho, uma Oficina de Educomunicação envolvendo crianças e adolescentes entre 06 e 18 anos de idade, do Quilombo Maracujá e da comunidade de Serrote, localizadas naquele município. Oriundos de escolas do campo os alunos e alunas garantiram de maneira lúdica uma melhor compreensão sobre a importância dos meios de comunicação no contexto onde estão inseridos e o sentido destes meios nas mensagens visuais, orais e escritas. O conceito, metodologia e importância de uma Rádio Poste numa comunidade, também foi debatido pelo grupo. O grupo participou também da produção de poesias e desenhos para exposição num jornal mural elaborado por eles, a partir da reflexão de cada um sobre o Sertão, lugar riquíssimo de sujeitos e histórias inspiradoras. A atividade foi facilitada pela técnica Maria José Esteves, do PCOM, e faz parte das ações do projeto Parceiros por um Sertão Justo, desenvolvido pelo MOC/Actionaid e do Projeto Cirandando pelos Direitos, MOC/KNH.

Gênero e Agroecologia é debatido pelo MOC em Coité
Um encontro territorial com mulheres agricultoras numa perspectiva do debate sobre Gênero e Agroecologia aconteceu em 07 e 08 de junho, em Conceição do Coité, numa interface entre o Programa de Gênero e o Programa de Água, Produção de Alimentos e Agroecologia do MOC. O evento facilitado pela coordenadora do Programa de Gênero do MOC, Selma Glória, reuniu mulheres oriundas de cinco municípios integrantes do Projeto Parceiros por um Sertão Justo, desenvolvido pelo MOC com apoio da Actionaid. Segundo Mateus Lima, técnico do MOC presente no encontro, na oportunidade foi implementada com o grupo a ferramenta/metodologia da Caderneta Agroecológica (CA) do Programa Mulheres e Agroecologia, vinculado ao Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM). A Caderneta é um instrumento que auxiliar na administração da produção de mulheres agricultoras, por meio do registro do consumo, da troca, da venda e da doação do que é cultivado nos quintais produtivos.

Comunicadores Comunitários se reúnem para debater a comunicação no Território
A atividade aconteceu numa ação estratégica reunindo comunicadores do Território do Sisal da Bahia, onde se concentra uma forte ação de Rádios Comunitárias que trabalham em prol do desenvolvimento participativo e social de seus respectivos municípios. Como forma de retomar os diálogos e parceria com as entidades o Programa de Comunicação do MOC propôs o diálogo para fortalecer as ações da comunicação no Território. O encontro aconteceu na UNEB de Conceição do Coité, neste dia 08 e contou com a participação de representantes das Rádios Comunitárias de Valente, São Domingos, Santaluz, Conceição do Coité, Barreiros, Nordestina além de comunicadores sociais da FATRES e UNEB e de outros segmentos de comunicação da região. O grupo presente ressaltou a necessidade de estar mais juntos e, principalmente, a falta de capacitação para novos comunicadores que estão ingressando nos espaços de comunicação. Como encaminhamento o grupo programou uma agenda para fortalecer o GT de Comunicação do CODES Sisal, onde há ações diretas para a comunicação.

Projetos Políticos Pedagógicos e Educomunicação são temas de oficina com educadores/as
Durante a Caravana MOC 50 Anos em Conceição do Coité, o Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE) realizou uma Oficina com Professoras/es, Coordenadoras/es e Diretores/as de Escolas do Campo, avaliando e estudando sobre Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) e Educomunicação. ?O MOC trabalha uma Educação na perspectiva da convivência com o Semiárido e devem ser construídos de forma participativa com estudantes, professores/as, famílias e comunidade?, ressalta Vera Carneiro, coordenadora do PECONTE. Como resultado da Oficina foi encaminhado que as gestões escolares irão atualizar seus PPPs inserindo mais a Educação Contextualizada e a Educomunicação.

Contribua com a Caravana MOC 50 Anos – Por Um Sertão Justo
O período da Caravana MOC 50 Anos acontecerá entre março e setembro de 2017 com muitas expectativas e com várias ações comemorativas e programáticas que envolverão o MOC e seus sujeitos nos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão. Para obter êxito neste projeto o MOC precisa de ajuda financeira dos parceiros e amigos, o que justifica a ideia da criação de uma ?Vaquiinha Virtual?. A proposta desta vaquinha é compor um Fundo Solidário para as despesas da Caravana itinerante e com a celebração dos seus 50 anos que culminará em setembro. Através da internet cada pessoa poderá contribuir da forma que lhe for mais conveniente optando entre cartão de crédito e boleto bancário. Acesse: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/caravana-moc-50-anos.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s