moc

Posted: March 12, 2017 in ativismo, capacitação

Nº 543 :  10 de março de 2017 :  Feira de Santana-BA 
GÊNERO
Mulheres realizam manifestações no dia 8 de março por direitos e democracia
O MOC e diversos parceiros participaram nesse 08 de março em diversos municípios localizados em sua área de atuação nos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão de atos públicos liderados por mulheres para protestar por igualdade de direitos, pelo fim das diversas formas de violência às quais estão submetidas e principalmente contra a Proposta de Emenda a Constituição – PEC 287/2016, que trata da reforma da previdência social. As manifestações demonstraram a força feminina em uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher comemorado nesta data e ao Março Mulher movimento que acontece durante todo o mês. Os atos aconteceram simultaneamente em Feira de Santana, Serrinha, Retirolândia, Ichu, Quijingue, Santaluz, Conceição do Coité e Valente apoiados pelo MOC, Sindicatos, Movimentos de Mulheres, Fundações, Fóruns, Associações, Secretarias, e por diversos movimentos feministas, entidades de mulheres ativistas por direitos humanos e pelos direitos das mulheres. Leia mais no
site do MOC.

INSTITUCIONAL Sinergia, diálogo e aprendizagens deram a tônica na última etapa do Planejamento Operacional do MOC
A terceira e última etapa do Planejamento Operacional do Movimento de Organização Comunitária (MOC) em 2017 reuniu mais uma vez sua equipe técnica num clima de muita sinergia, diálogo e aprendizagens, para fortalecer o processo de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA) institucional, com foco no alinhamento estratégico e seus desdobramentos táticos e operacionais. ?O MOC não é uma marcha. É um movimento. Não é uma ordem. É uma organização e a tônica dessa organização é que ela é comunitária?, destaca José Jerônimo de Moraes, presidente da instituição durante a abertura do evento que aconteceu nestes 06 e 07 de março, no Centro de Orientação Vocacional, em Feira. Logo no primeiro dia uma avaliação do trabalho de cada Programa com seus avanços e desafios, socializada pelos mesmos através da metodologia do carrossel de experiências, o que ampliou a bagagem da equipe sobre a caminhada de cada área programática com os sujeitos de suas ações. Saiba mais no site do MOC.
EDUCAÇÃO DO CAMPO Barrocas vai incluir Educação do Campo no orçamento municipal
O MOC realizou nessa quinta-feira (09/03) em Barrocas, mais uma Oficina sobre Captação de Recursos e Orçamento para Educação do Campo. Mediada pelo técnico Djair Silva, do Programa de Educação do Campo Contextualizada, o encontro contou com a participação aproximada de 30 pessoas e com as presenças de representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Câmara de Vereadores. Na oportunidade foi firmado o compromisso de incluir a Educação do Campo no orçamento municipal.
ATER MOC participa em Salvador de encontro com prestadoras de ATER O Movimento de Organização Comunitária (MOC) representado por sua coordenadora geral Célia Firmo, participou nos dias 02 e 03 de março, em Salvador, do I Encontro com as prestadoras de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do projeto Bahia Produtiva. O MOC é uma das 27 entidades selecionadas pelo projeto por meio de chamada pública. O evento pretendeu refletir, discutir e adotar ações estratégicas para operacionalização dos ATER do projeto executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A programação do evento incluiu a formalização dos contratos com as instituições prestadoras de serviços de ATER, a apresentação do acordo de Cooperação Técnica entre a CAR e a Bahiater para a gestão dos contratos e da proposta técnica/metodológica de ATER das entidades parceiras e a proposição das entidades parceiras para a formação dos técnicos, entre outras ações.
POLÍTICA DE PROTEÇÃO INFANTIL Crianças e Adolescentes refletem sobre proteção infantil
Crianças e adolescentes das comunidades de Jitai, município de Retirolândia, e da comunidade de Rose, zona rural de Santaluz, trocaram experiências e fizeram reflexões nessa quinta-feira (09/03) sobre proteção infantil. O encontro mediado pela técnica Cleonice Oliveira, do Programa de Comunicação do MOC, aconteceu no município de Valente. A ação faz parte das atividades do projeto Cirandando pelos Direitos, desenvolvido pelo MOC com apoio do KNH. O MOC através da sua Política de Proteção Infantil de Crianças e Adolescentes busca construir nas suas ações e de parceiros um ambiente seguro para crianças e adolescentes e para todos/as que lidam com elas direta ou indiretamente. Aliada a esta questão, o MOC trabalha com a abordagem de direitos buscando contribuir na garantia e efetivação de políticas públicas.  EDUCAÇÃO DO CAMPO Feira sedia o Encontro Regional da Educação do Campo do Portal Sertão Nestes 09 e 10 de março acontece em Feira de Santana o Encontro Regional da Educação do Campo do Portal Sertão. O evento objetiva mobilizar e articular as diversas organizações que fazem a Educação do Campo como os movimentos sociais e sindicais, ONGs e Instituições de Ensino para fazer avançar o alinhamento político de criação do Fórum Regional de Educação do Campo do Portal do Sertão, bem como, fortalecer o Fórum Estadual de Educação do Campo [FEEC]. O encontro é realizado na Universidade Federal do Recôncavo Baiano ? UFRB, localizado no bairro SIM, numa promoção da própria Universidade, MOC e entidades que compõem o FEEC. Ainda como pauta a Análise de Conjuntura; Educação infantil; EJA; Ensino Superior na Educação do Campo; Juventude e permanência no Campo e Agroecologia.
ECONOMIA SOLIDÁRIA Armazém comemora seu quarto aniversário O MOC parabeniza ao Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia, localizado em Serrinha, que comemorou, nessa quinta-feira (09), seu quarto ano de funcionamento. O espaço viabiliza a comercialização dos produtos de 160 empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária de todo o estado, beneficiando mais de 5 mil famílias baianas. ?Vitória. Vitória para nossos empreendimentos. Vitória para agricultura familiar e economia solidária. Mostramos que somos capazes de fazer uma forma de economia diferente na região, na Bahia e no Brasil, demonstrando como a gente trabalha em organização, em rede e que a comercialização é possível, através dos vários empreendimentos que nós temos, cada vez mais, fortalecendo a agricultura familiar e economia solidária?, ressaltou a presidente da Arco Sertão, Eleneide Alves Cordeiro.
Visite-nos nas redes sociais: Facebook do MOC Site do MOC #2017MOC50anos #PorUmSertaoJusto  
AGENDE-SE 11 de março: Palestras sobre temas relacionados ao Março Mulher e oficina de grafitagem estão agendadas em Riachão do Jacuípe e Quijingue, respectivamente.  15 de março: Ato público liderado por mulheres contra a reforma da previdência, em Nova Fátima 15 de março: Reunião de coordenação da ASA Bahia, em Feira de Santana. 15 de março: Oficina sobre orçamento especifico para Educação do Campo, em Monte Santo. 16 de março: Ato público liderado por mulheres contra a reforma da previdência, em Anguera 17 de março: VI Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, em Conceição do Coité. 22 a 24 de março: VI Seminário ?Mulheres em Territórios de Resistência: Lutas e Construções Feministas por uma ATER Agroecologica?, em Recife/PE. 22 de março: Debate sobre Arranjos Produtivos, no auditório da Fatres, promovido pelo Codes Sisal 25 de março: Seminário ?Direito das Mulheres Tradicionais?, no CSU, em Feira de Santana, promovido pelo Coletivo Livre. 31 de março: Audiência pública alusiva ao Março Mulher, em Araci

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s