sei -expectativas __

Posted: February 18, 2017 in sei_estudos e estatísticas

SEI-Pessimismo no meio empresarial baiano reduz em janeiro

 O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan), apresentou, em janeiro, um quadro de menor pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior.

O indicador voltou a avançar após o revés observado no mês anterior. O ICEB marcou -191 pontos em janeiro, melhora de 51 pontos em relação ao de dezembro (-242 pontos). Apesar do progresso neste mês, a expectativa geral do empresariado baiano continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando cinco meses seguidos nessa região.

A melhora do nível de confiança, captada na passagem de dezembro a janeiro, decorreu do avanço nos indicadores de três dos quatro grupamentos de atividades: Agropecuária (de -171 para -151 pontos), Indústria (de -201 para -188) e Serviços (de -285 para -195). O setor de Comércio (de -164 para -205 pontos), portanto, foi o único a ampliar o pessimismo.

A Agropecuária voltou a assumir o posto de segmento menos pessimista em janeiro. Na Indústria, as expectativas voltaram a melhorar após a retração do mês anterior. O setor de Serviços, por sua vez, exibiu o maior avanço na confiança no mês, o que contribuiu para que abandonasse o posto de atividade mais pessimista. E o setor de Comércio, único segmento com recuo da confiança, deixou de exibir o menor nível de pessimismo entre os segmentos.

Do conjunto de itens avaliados, Crédito, PIB Estadual e PIB Nacional foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, Inflação, Juros e Vendas apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação. Inflação e Juros, especificamente, exibiram resultados positivos, compatíveis com expectativas inflacionárias moderadas, além da recente adoção de uma política de corte da taxa básica de juros por parte do Banco Central. Atualmente, para se ter uma ideia, 66,2% dos entrevistados afirmaram que os preços tenderão à estabilidade, enquanto 71,8% declararam que a taxa de juros deve variar entre 2,0 e -2,0 pontos percentuais nos doze meses seguintes.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de janeiro pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.

-niagara-falls

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s