moc __

Posted: February 11, 2017 in cidadania

Nº 540 : 10 de fevereiro de 2017 : Feira de Santana-BAmoc_logo bullet
CRIANÇA ESPERANÇA
MOC apresenta às comunidades o Projeto ?Esportes Cooperativos? apoiado pela Unesco/Criança Esperança
O MOC participa neste 10 de fevereiro em Jitaí, comunidade do município de Retirolândia e em Mucambinho, localizada em Santaluz, de encontros de apresentação do Projeto ?Esportes Cooperativos: Inclusão Social, Construção de Saberes e Cidadania no Semiárido? desenvolvido pelo MOC com apoio da Unesco / Criança Esperança. Nessa quinta-feira, 09 de fevereiro a atividade aconteceu na comunidade de Maracujá, município de Retirolândia. As três comunidades rurais integram o projeto que teve inicio agora em 2017. Nos encontros também aconteceram diálogos sobre a importância do envolvimento da comunidade, especialmente crianças e adolescentes, professores/as, gestores/as escolares, familiares, organizações locais para um bom desenvolvimento do projeto. As ações do projeto tem como proposta estimular os esportes cooperativos nas comunidades e escolas rurais, com trabalhos em equipes, de forma que estimule a cooperação e a solidariedade, além de ter consciência de si e do meio que vive, aprendendo a respeitar e valorizar as diferenças. Paralelo a isso, o projeto irá desenvolver processos de incentivo ao gosto duradouro pela leitura, através da literatura infanto juvenil, contextualizada com a realidade.
AGRICULTURA FAMILIAR
Feira sedia oficina territorial do Portal do Sertão sobre editais do Bahia Produtiva
Técnicos do MOC participam hoje (10) de oficina territorial de divulgação dos Editais de seleção de subprojetos orientados para o mercado de cadeia produtiva da mandiocultura e fruticultura do Projeto Bahia Produtiva. O evento que acontece no Setaf Portal do Sertão, em Feira, reúne entidades parceiras, poder público e sociedade civil. Os editais terão investimentos na ordem de R$ 26 milhões para a cadeia produtiva da fruticultura e R$ 10 milhões, para a mandiocultura. O Bahia Produtiva é um projeto executado pelo Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
EDUCAÇÃO
MOC participa como palestrante na Jornada Pedagógica de Monte Santo
O MOC participou em Monte Santo, na manhã dessa quinta-feira, 09 de fevereiro, da Jornada Pedagógica municipal que reuniu gestores públicos e cerca de média de 120 educadores e educadoras da Educação Infantil e Fundamental I. A instituição foi convidada como palestrante e representada no local pela técnica Ana Paula Duarte, do Programa de Educação Contextualizada do Campo (Peconte) que falou sobre o ?Projeto CAT ? Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo? e sua incidência na política pública de educação do campo no município. Além do Projeto CAT, Monte Santo também é um dos municípios inseridos no Projeto ?Melhorar a Educação do Campo no Semiárido da Bahia? desenvolvido pelo MOC com apoio do Instituto para Cooperação e Desenvolvimento de Projetos (ICEP), entidade austríaca que promove projetos voltados aos direitos de crianças e adolescentes. No próximo dia 17 de fevereiro a instituição participará da Jornada Pedagógica do município de Riachão do Jacuípe.
MARCO REGULATÓRIO
MROSC começa a ser regulamentado nos municípios
A Lei 13.019/2014, que ficou conhecida como o novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), acaba de entrar em vigor para municípios. O marco, que já vem sendo regulamentado no âmbito da União, dos Estados e do Distrito Federal desde janeiro do ano passado, estabelece um conjunto de regras e maior controle e transparência para as relações entre Estado e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). O MOC durante todo esse período participou de oficinas, debates e orientações sobre as mudanças e adequações que se fazem necessárias junto a Lei 13.019/2014. Apesar do decreto federal (8.726/2016), a regulamentação nos Estados e municípios depende de decretos locais, considerando as diversas realidades e especificidades quando se pensa em novas práticas de gestão pública.
Entre os municípios que já publicaram decreto de regulamentação da Lei estão Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cubatão (SP), Feira de Santana (BA), Jerônimo Monteiro (ES), Palmeira (PR), São Paulo (SP) e Tangará da Serra (MT).
EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA
MOC reúne educadores/as para elaboração de Ficha Pedagógica
Com atividade ministrada pela técnica do Ana Paula Duarte, do Programa de Educação Contextualizada do Campo (Peconte), acontece nas tardes destes 09 e 10 de fevereiro, em Nordestina, reunião com 50 educadores e educadoras do município para elaboração da Ficha Pedagógica que tem como subtema ?Aprendendo a conviver com o semiárido, buscando uma vida saudável para a comunidade nordestinense?. A atividade faz parte das ações do projeto ?Baú de Leitura: lendo histórias, construindo educação contextualizada e cidadania no Semiárido da Bahia?, desenvolvido pelo MOC com apoio do Kinder Not Hilfe ? (KNH), que busca fortalecer os direitos das crianças e dos adolescentes com foco na educação, comunicação e participação social. Eventos com o mesmo objetivo acontecerão nos próximos dias 16 e 17 em Nova Fátima e 20 e 21 de fevereiro em Riachão do Jacuípe, sempre com a participação do MOC.
POLÍTICAS PÚBLICAS
Reunião intensifica articulação de políticas públicas para o desenvolvimento rural no Território Portal do Sertão
Técnicos do MOC e da Coopeser participaram nesSa quarta-feira (08), no auditório da CERB, em Feira de Santana, de reunião com gestores municipais do Território Portal do Sertão promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) para fortalecer a estratégia de interiorização da execução de políticas públicas para o desenvolvimento do rural baiano. No evento que contou com a presença de gestores públicos municipais e estaduais, colegiados territoriais, membros dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), instituições prestadoras de ATER e outros movimentos e entidades representativas da agricultura familiar, foram apresentadas as ações da SDR 2017/2018 para pactuação com as Prefeituras Municipais e adoção da ‘estratégia SEMAF’ e o resumo sintético do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa teve ainda o objetivo de intensificar a articulação de políticas públicas, por meio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) e do Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF).
Visite-nos nas redes sociais:
Facebook: http://www.facebook.com/moc
Site: http://www.moc.org.br
#2017MOC50anos
AGENDE-SE
13 e 14 de fevereiro: Encontro de planejamento com toda equipe do MOC, no Centro de Orientação Vocacional, próximo à Fraga Maia, em Feira.
16 de fevereiro: Plenária Territorial do Portal do Sertão, na sede do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Feira de Santana.
07 de março: Oficina sobre orçamento especifico para Educação do Campo, em Riachão do Jacuípe com o Secretário Municipal de Educação.
15 de março: Oficina sobre orçamento especifico para Educação do Campo, em Monte Santo.
22 a 24 de março: VI Seminário de ATER, Feminismo e Agroecologia, em Recife/PE.

golden moring __ slvdr

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s