Q.com -em tempo!- ‘consciência negra! __

Posted: November 22, 2016 in ativismo, Qualidade.com__

-Qualid
Terceiro Rolé Brasil por Salvador vai ao Pelourinho
 Salvador, 17 de novembro de 2016 – Na véspera do Dia da Consciência Negra, dia 19 de novembro, o Rolé por Salvador realiza seu terceiro roteiro pela cidade, desta vez pelo bairro do Pelourinho, trazendo a importância histórica desse local na formação econômica e social da cidade. Fundado em 1549 por Tomé de Sousa, foi historicamente um espaço da elite soteropolitana. Mas o “Pelô” nas últimas décadas passou a atrair artistas de todos os gêneros tornando-se um importante centro cultural de Salvador. E este passeio, em especial, marca o fim da temporada do Rolé Brasil em 2016. Os professores da Universidade Estácio Rodrigo Rainha e William Martins esperam repetir o sucesso de público nos passeios anteriores. Anote: o ponto de encontro será no Mercado Modelo, na Praça Visconde de Cayru, s/n – Cidade Baixa, às 10h. Leve a família e chame os amigos – o evento é de graça e dispensa inscrições.

A história conta que localização do Pelourinho foi estratégica:  no alto, próximo ao porto e com uma barreira natural constituída por uma elevação abrupta do terreno, verdadeira muralha de até noventa metros de altura por quinze quilômetros de extensão, facilitando a defesa da cidade. “Na ocupação de Salvador a população mais rica, conforme seguia a tradição Europeia, ocupava as regiões mais altas, transformando o entorno do que conhecemos como pelourinho em uma área de ricos casarões, ruas em que a nobreza baiana, branca, circulavam e exibiam seus modos.  Na cidade Baixa, ficavam os mercados, os pescadores, as capoeiras e os mercados de escravos”, explica Rodrigo Rainha.
Situado no coração do centro histórico da cidade, o bairro se tornou um grande shopping ao ar livre, oferecendo inúmeras atrações artísticas e musicais. Há uma concentração de bares, restaurantes, boutiques, museus, teatros, igrejas e outros monumentos de grande valor histórico. Agora, é um Pelourinho revivido e colorido, repleto de atividades culturais e eventos, especialmente o Pelourinho à noite. Há também as práticas do grupo Olodum, cada domingo e terça-feira. Os Filhos de Ghandi também têm práticas lá nos meses que antecedem o carnaval. “O século XX vê o surgimento de uma nova cultura, um novo jeito.  Mas como a reconstrução de nossa identidade é poderosa, o símbolo do atraso, do abandono, vira o símbolo da ocupação, da cultura”, diz Wililam Martins. Mas a verdadeira história está escondida nas ruas perdidas, fora do eixo dos turistas, ainda alertados como cantos perigosos, como áreas inda não domesticadas. Qual Pelourinho o Rolé Brasil quer descobrir? Todos, é claro!
 Roteiro:
Mercado Modelo (ponto de encontro)
Elevador Lacerda
Palácio Rio Branco
Prefeitura
Museu da Misericórdia
Monumento da Cruz Caída
Praça da Sé
Catedral Basílica de Salvador
Igreja de São Domingo de Gusmão – Largo do Terreiro de Jesus
Largo do Pelourinho.

As cidades visitadas e suas respectivas datas em 2016
•             28/5 – Belo Horizonte
•             18/6 – Salvador
•             13/8 – São Paulo
•             20/8 – Fortaleza
•             10/9 – Florianópolis
•             17/9 – Belo Horizonte
•             8/10 – Salvador
•             22/10 – São Paulo
•             05/11 – Fortaleza
•             19/11 – Salvador

Sobre o Rolé Brasil
O objetivo do projeto Rolé Brasil é difundir a ideia de que a cidade é uma plataforma em constante construção, sendo a história um elemento importante para sua compreensão e potencial transformação. Acreditando nesta premissa, a M’Baraká e a Estácio estendem o Rolé a outras capitais do país seguindo os passos da própria universidade, que nasceu no Rio e aos poucos ampliou sua presença em todo o território nacional.
Para a equipe do Rolé, a cidade é um ambiente multidisciplinar e os passeios estimulam o diálogo entre a população, o espaço urbano, a memória e as potencialidades da cidade. Para o professor Rodrigo Rainha, coordenador de pesquisa do projeto, “são roteiros pensados para serem feitos a pé, onde os guias são professores e o público é levado a uma aula a céu aberto. A rua é a sala de aula. O quadro é a paisagem urbana e o papo é sobre história, geografia, cultura, arquitetura, urbanismos e meio ambiente… sobre a alma e a identidade da cidade.” Sobre as diferenças de sotaque, Isabel Seixas, do Estúdio M’Baraká  adianta: “Se no Rio, Salvador e BH é Rolé e em São Paulo, Floripa e Fortaleza a gente vai de Rolê, tudo bem, o convite é o mesmo. Vamos dar um passeio descontraído por ai!”
 OS CURADORES / PESQUISADORES
Rodrigo Rainha
Coordenador das Licenciaturas da Universidade Esta´cio no Rio de Janeiro, doutor em Histo´ria Comparada pela UFRJ e professor-adjunto do Departamento de Histo´ria da UERJ procura levar a Histo´ria para ale´m das paredes da sala de aula, indo a`s ruas e incentivando o aprendizado ao ar livre. Autor de “A Copa no Campo da Histo´ria”, tem diversos artigos publicados no meio cienti´fico sobre histo´ria medieval na Peni´nsula Ibe´rica e apresenta semanalmente o quadro “Rio: Voce^ precisa conhecer” na Ra´dio Globo. E´ responsa´vel pela pesquisa e produc¸a~o de textos do projeto, ale´m de ser um dos professores-guia nos passeios.
William Martins
E´ professor e coordenador de Histo´ria do curso da Universidade Esta´cio e autor do livro “Paschoal Segreto: ‘ministro das diverso~es’ do Rio de Janeiro (1883 – 1930)” (2014). Doutor em Histo´ria pelo programa de po´s- graduac¸a~o em Histo´ria Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ), fez mestrado em Histo´ria Social pelo PPGHIS/ UFRJ (2004). E´ responsa´vel pela pesquisa de conteu´dos e textos para o projeto,
SOBRE A ESTÁCIO
Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há 46 anos no país. A instituição possui cerca de 5 mil funcionários, corpo docente de 9 mil professores e mais de 587,8 mil alunos matriculados. Está presente em 22 estados e no Distrito Federal. Com mais de 90 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e à distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e à distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), educação corporativa e cursos de extensão. A Estácio aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais que ampliam e transformam as oportunidades de aprendizado dos seus alunos e proporcionam as melhores soluções para as empresas e seus colaboradores.
Estúdio M’Baraká
Criado por Isabel Seixas e Diogo Rezende, o estúdio M’Baraká completa 10 anos em 2016.  O estúdio tem foco na criação e planejamento de projetos culturais misturando arte, estratégia e design. O estúdio desenvolve projetos multiplataformas a partir da interação com parceiros de diferentes segmentos, e se destaca por sua metodologia que envolve um criterioso atendimento às etapas de criação, pesquisa, planejamento estratégico e direção de arte. Desde 2013, a economista Larissa Victorio faz parte da sociedade. Os projetos do grupo se diferenciam e os sócios acreditam na criação de experiências relevantes, que gerem conhecimento e valor para seus públicos.
http://www.mbaraka.com.br
 Serviço:
Rolé Brasil – Salvador
Sábado, dia 19 de novembro às 10h
Ponto de Encontro: Mercado Modelo, na Praça Visconde de Cayru, s/n – Cidade Baixa
Gratuito, sem inscrições
Duração: aproximadamente 3 horas
 Informações:
Assessoria de Imprensa do projeto:
Mais e Melhores Produções Artísticas
(21) 2208-5952
Alexandre Aquino: alexandre@maisemelhores.com.br – (21)  98842-3199
Paulo Almeida: paulo@maisemelhores.com.br – (21) 98197-5600
 Assessoria de imprensa – Salvador :
Qualidade.Com MKT e Comunicação
Renato Barbosa
71 2137-9890 / 99192-5807
Renato Barbosa renato@qualidadecom.com

zumbi

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s