moc __

Posted: October 22, 2016 in ação social, capacitação, cidadania

Nº 527:  21 de outubro de 2016 :  Feira de Santana-BA
X FEIRA DO SEMIÁRIDO MOC presente na X Feira do Semiárido que acontecerá em Feira

O MOC participará entre os dias 24 e 27 de outubro deste, da “X Feira do Semiárido-Diálogos entre o Campo e a Cidade e os Desafios para os Territórios” que acontecerá no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Diversos grupos de produção assessorados pelo MOC através do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES) estarão expondo seus produtos artesanais ou oriundos da agricultura familiar, apresentando seus saberes, fazeres e as potencialidades da região semiárida onde vivem. A realização da Feira é o resultado de parcerias exitosas entre o MOC e diferentes sujeitos envolvendo comunidade acadêmica das instituições de Ensino Superior envolvidas (UEFS, UNEB, UFRB, IF Baiano) a e externa (Sindicatos, cooperativas, Associações Comunitárias, produtores, agricultores familiares e empreendedores rurais, Empresários e empreendedores do semiárido, Movimentos Sociais que discutem e estudam alternativas de convivência com o semiárido, gestores públicos, ONGs) unindo o conhecimento institucionalizado ao conhecimento produzido pelas populações do semiárido. (Leia mais no site do MOC)
PARCERIA Canal Futura realiza mais uma oficina formativa com o MOC O MOC em parceria com o Canal Futura realizou nesse 20 de outubro, uma oficina formativa sobre os temas abordados na Maleta Futura. Atividade aconteceu no Centro de Formação Comunitária (CFC) e teve a participação da equipe técnica e todos os Programas do MOC. O facilitador da oficina Roberto Souza falou das ações do Canal Futura e alguns temas abordados referentes a gênero, juventude, infância dentre outros. Durante a oficina fez dinâmicas reflexivas sobre o ?tempo? e ações de desigualdade social em várias circunstâncias no cotidiano social. Para Roberto, as atividades junto ao MOC têm suas particularidades: ?Dentro do Projeto Maleta a gente tem vários parceiros pelo Brasil, parceiros de perfis diferentes, gente que trabalha em escolas públicas, entre universidades e uma característica muito particular do MOC é que ele mobiliza uma galera que trabalha com a educação popular. Então tem um envolvimento a mais, um encantamento a mais, um desejo a mais da gente poder enquanto Canal Futura está inserido em espaços por esse Semiárido afora?. (Mais no site do MOC)
ECONOMIA SOLIDÁRIA Cooperativas assessoradas pelo MOC participam de Intercâmbio na Chapada Diamantina Cerca de 45 representantes de cooperativas dos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão e Recôncavo participaram nos municípios de Jacobina e Várzea Nova, no território da Chapada Diamantina da Bahia, do Intercambio de troca de experiências e conhecimentos,  para os/as cooperados/as, que aconteceu entre os dias 14 e 15 de outubro de 2016. O intercambio é uma atividade do Projeto Cooperação do Programa Mais Gestão, atrelado ao Programa de Fortalecimento aos Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES) do Movimento de Organização Comunitária (MOC). Segundo a técnica do PFEES, Mariza Cerqueira, o objetivo ?foi para que as cooperativas acompanhadas pelo projeto pudessem beber das experiências de cooperativismo, organização, gestão e empreendimento?. A caravana visitou a Feira Agroecológica que tem o apoio da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) onde agricultores e agricultoras vendem suas produções na ?feirinha? nas quartas e sextas-feiras, e experiências exitosas no município de Várzea Nova, onde puderam acompanhar empreendimentos voltados ao beneficiamento da polpa de frutas e do leite da Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região ? COOPAG. (Matéria completa no site do MOC)
SEGURANÇA ALIMENTAR Seminário Alimentação Saudável e o SISAN na Bahia contou com participação do MOC Com o objetivo de debater e traçar estratégias que garantam o acesso à alimentação adequada e saudável para população aconteceu em 18 de outubro último, com a participação de técnicos do MOC, o Seminário Alimentação Saudável e o SISAN na Bahia, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), em Salvador. Naidison Baptista, coordenador executivo da Articulação no Semiárido (ASA) no estado da Bahia e assessor do MOC compôs a mesa de debates junto a lideranças. O seminário deu continuidade às comemorações do Dia Mundial da Alimentação e integra um conjunto de objetivos do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que conta com a parceria dos movimentos sociais e da sociedade civil. A ação visa construir e articular estratégias para a estruturação de redes territoriais de produção, abastecimento e consumo de alimentos saudáveis e de educação alimentar e nutricional. Além do MOC, da Casa Civil e da SDR, participaram das atividades representantes das secretarias de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), de Educação (Sec), Saúde (Sesab), Trabalho (Setre) e da Bahia Pesca.
COMUNICAÇÃO PCOM realiza oficina no Intercâmbio da Rede de Jovem Rural Em mais um dia do VI Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, os jovens da Rede de Jovem Rural participaram no último 18 de outubro de oficina que aconteceu no município de Retirolândia. Durante a manhã, a atividade foi facilitada pelo Programa de Comunicação do MOC (PCOM), com a técnica Kívia Carneiro, que fez uma explanação das linhas de atuação do PCOM bem como a participação do MOC na construção do processo da Comunicação Comunitária e Popular no Território, ressaltando as conquistas e desafios diante dos processos de Democratização da Comunicação sendo este um reflexo das lutas quem marcam a comunicação da região. Durante a tarde os jovens ouviram o jovem Laudécio Silva, falando sobre o Programa de Formação de Jovens Comunicadores. O Intercambio é coordenado pelo Instituto Souza Cruz e tem a parceria do MOC e conta com a participação de jovens dos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pernambuco. (Saiba mais sobre o Intercâmbio aqui) DIREITOS MOC participa em Salvador de encontros do CECA Acontece hoje (21), em Salvador, o Plenário do CECA – Conselho Estadual de Direitos da Criança e Adolescente, com a participação da conselheira Vera Carneiro, coordenadora do Programa de Educação do Campo Contextualizada (Peconte), do MOC. A coordenadora  também representou o MOC nessa quinta (20), no mesmo local, em reunião do Fórum Estadual da Sociedade Civil de Direitos da Criança e Adolescente onde foi feita uma análise da atual conjuntura brasileira e debatida a reorganização do Fórum. CISTERNAS NAS ESCOLAS Curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos na Escola é realizado em Quijingue O MOC em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) realizou nos dias 20 e 21 de outubro, o curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos na Escola (GRHE), facilitado pela técnica do MOC Bernadete Carneiro, direcionado para merendeiras e líderes de comunidades rurais do município. A oficina é uma das atividades previstas nesta segunda etapa do Projeto e visa discutir com os participantes questões voltadas à convivência com o semiárido e formas de captação e utilização dos Recursos Hídricos. O projeto Cisternas nas Escolas levará cisternas de placas de 52 mil litros para que as unidades de ensino possam guardar água de beber e preparar alimentos, possibilitando que as aulas não precisem ser interrompidas por conta da falta de água nos períodos de estiagem. No entanto, além da construção das tecnologias, o projeto prevê a capacitação em cursos de GRHE e Educação Contextualizada, como estímulo para que as escolas trabalhem o conhecimento e valorização das realidades locais e a convivência com Semiárido.
Visite-nos nas redes sociais: Facebook: www.facebook.com/moc Site: www.moc.org.br  
AGENDE-SE 24 a 27 de outubro – “X Feira do Semiárido-Diálogos entre o Campo e a Cidade e os Desafios para os Territórios”, no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) 
26 de outubro ? Oficina sobre Utopias, no CFC, em Feira
27 de outubro ? Reunião do GT.Com, na sede do MOC, em Feira
27 de outubro ? Reunião para discussão do tema ?Educação do Campo e suas possibilidades em nosso município?, pela manhã, na APAEB em Serrinha.

àrvore de mostarda

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s