cult

Posted: October 6, 2016 in cultura, espetáculo

Festival infantil Vilerê volta com força total nesta ediçãod
Quatro espetáculos de teatro, dois shows musicais, além de oficinas e atividades lúdicas compõem a programação
“Imagina Só… Uma Aventura do Fazer” é uma das atrações. Foto: João Meirelles
Entre os dias 8 e 22 de outubro, o Teatro Vila Velha realiza uma série de atividades voltadas para o público infantojuvenil. É a 9ª edição do Festival Vilerê, que volta a acontecer após um hiato de dois anos. Quatro espetáculos de teatro, dois shows musicais, além de oficinas, lançamento de livro e atividades lúdicas compõem a programação, que vai ocupar o Teatro Vila Velha durante três finais de semana, No feriado do dia 12 de outubro a programação será especial.
A programação do Vilerê tem início com o show do grupo musical “Canela Fina” (8/10, sábado, 16h), que mistura canções autorais, músicas tradicionais e histórias, num espetáculo feito especialmente para os pequenos. A peça teatral “Paco e o Tempo” (9/10, domingo, 16h), do Coletivo Teatral Cooxia, com direção de Guilherme Hunder, dá continuidade ao festival trazendo reflexões sobre os mistérios, a relatividade e a efemeridade do tempo, de forma lúdica e atual.
O feriado do dia 12 de outubro, em que se comemora também o Dia das Crianças, é festejado com uma programação especial a partir das 16h com o show “Playgrude”, com a cantora Marcela Bellas acompanhada de Isbela Trigo e Sulivã Bispo, que colocam as crianças para pular, dançar e também cantar no momento Karaokê. Nesse mesmo dia, nos diferentes espaços do Vila, a criançada participa de atividades de animação e tem a chance de ter suas camisas transformadas em arte pelo grafite de Denissena.
O Vila recebe ainda o espetáculo inédito “Em Busca da Ilha Desconhecida” (15/10, sábado, 16h), do Coletivo Duo, dirigido por Saulus Castro, que traz para os palcos uma adaptação de O Conto da Ilha Desconhecida, do aclamado escritor português José Saramago. Em seguida, é a vez de o público assistir à peça “Imagina Só… Uma Aventura do Fazer” (16/10, domingo, 16h), da Companhia Novos Novos, dirigida por Débora Landim, espetáculo que surgiu no Teatro Vila Velha e já encantou plateias ao longo de 15 anos de trajetória  de sucesso.

No último fim de semana, o Vilerê apresenta “Para o Menino Bolha”, de Paula Lice, espetáculo vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2015 na categoria melhor texto, que realiza três apresentações (22/10, sábado, 16h, e 23/10, domingo, 11h e 16h). Além da peça, será realizado o lançamento do livro “A Gilafa”, de Paula Lice, no sábado, após o espetáculo.
OFICINAS – A programação do Vilerê inclui ainda uma série de oficinas curtas, com duração de um dia, voltadas ao público infantil. Entre as opções, está a oficina Receita Teatral (8/10, sábado, 9h às 12h), com Débora Landim, que estimula o “aprender brincando” através dos elementos do teatro; a Oficina de Cupcake (12/10, quarta-feira, 9h às 12h), com Marisia Motta, que ensina as crianças a fazer os famosos e deliciosos bolinhos de copo; a Oficina Jardinagem Criativa (15/10, sábado, 9h às 12h).
Também com Marisia, que dá as primeiras noções de jardinagem, ecologia, propondo a criação de paisagens em conjunto com as crianças; além da oficina Criação de Games (22/10, sábado, 9h às 12h); com Maurício Juliano, que vai ensinar, de forma prática, fundamentos de Game Design a jovens de 10 a 13 anos. No dia 22 de outubro, sábado, a partir das 14h, acontece ainda a Mostra de Jogos, que nada mais é que uma “Building meeting” voltada para crianças, onde games em processo de desenvolvimento são jogados e avaliados. Na ocasião, serão apresentados jogos destinados ao público infantil, entre eles, o Gamebook Guardiões da Floresta.
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – O Teatro Vila Velha é apoiado pelo Fundo de Cultura, pelo edital Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos. Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.
http://blogdovila.blogspot.com.br/2016/09/teatro-vila-velha-realiza-9-edicao-do.html
03/10/2016
Assessoria de Comunicação – SecultBA    (71) 3103-3412 / 3103-3442 / 3103-3452 (71) 9983-5278
http://plugcultura.wordpress.com 
http://www.flickr.com/photos/secultba/   http://twitter.com/SecultBA
http://www.cultura.ba.gov.br
====================================
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Gabinete do Secretário Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia

secult

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s