Barra History -qualidade.com

Posted: October 4, 2016 in assessoria, comunicação, Qualidade.com__

Rolé Brasil conta história da Barra em Salvadorbonde da barra
Salvador, 03 de outubro de 2016  Depois do sucesso do primeiro passeio realizado em junho, a Salvador de Castro Alves, Caymmi e Jorge Amado, recebe o Rolé Brasil para uma aula ao ar livre na orla da Barra.  Agora, o passeio histórico-cultural vai destacar o Farol da Barra, referência náutica e turística da cidade que divide o mar atlântico da Baía de Todos os Santos, e o circuito dos Fortes que marcam a fundação da cidade. A caminhada vai explorar ainda a arquitetura, a geografia e a economia, sem esquecer de passear pelos dados históricos como o nome do bairro, o papel da baia e do Porto de Salvador. O circuito do dia 8 de outubro começará às 10h, e terá como ponto de encontro o Farol da Barra, bem em frente ao Museu Náutico da Bahia.  Do símbolo da cidade o Rolé segue para o Forte Santa Maria e chega ao Instituto Mauá, passando pelo Forte São Diogo até culminar na Igreja de Santo Antônio da Barra-Cemitério dos Ingleses. Como sempre, o evento é gratuito e dispensa inscrições. A ação tem apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos.
O Rolé Brasil por Salvador, realizado pelo Estúdio M’Baraká com patrocínio da Estácio, será mais um passeio descontraído e com um olhar atento à história, marca registrada dos professores William Martins e Rodrigo Rainha, coordenadores do curso de História da Estácio. A aula de história a céu aberto em solo soteropolitano irá enfatizar aspectos importantes da região desde a chegada de Tomé de Souza até as recentes reformas realizadas na região. “Não vamos nos referir à chegada acidental de um navegante português ao litoral brasileiro, em Porto Seguro.  Mas sim, quando a organização daquilo que é entendido como Império Português deseja nomear e criar marcos de posse de novos territórios que entre os seus muitos nomes passa a ser definitivamente conhecido como Brasil. E o marco emblemático dessa posse é o estabelecimento de uma capital nas novas terras, em uma baía natural, de águas agradáveis, batizada por eles como Baía de Todos os Santos”, explica Rodrigo Rainha.marco do porto
Roteiro:
•           Farol da Barra – Museu Náutico da Bahia (ponto de encontro)
•           Forte de Santa Maria (Espaço Carybé das Artes)
•           Instituto Mauá
•           Forte de São Diogo
•           Igreja de Santo Antônio da Barra – Cemitério dos Ingleses

Ainda em 2016, Salvador receberá mais um Rolé, no dia 19 de novembro. Outras cidades receberão o Rolé Brasil, conforme agenda a seguir.
FarolAs cidades visitadas e suas respectivas datas
•           28/5 – Belo Horizonte
•           18/6 – Salvador
•           13/8 – São Paulo
•           20/8 – Fortaleza
•           10/9 – Florianópolis
•           17/9 – Belo Horizonte
•           8/10 – Salvador
•           22/10 – São Paulo
•           05/11 – Fortaleza
•           19/11 – Salvador

Sobre o Rolé Brasil
O objetivo do projeto Rolé Brasil é difundir a ideia de que a cidade é uma plataforma em constante construção, sendo a história um elemento importante para sua compreensão e potencial transformação. Acreditando nesta premissa, a M’Baraká e a Estácio estendem o Rolé a outras capitais do país seguindo os passos da própria universidade, que nasceu no Rio e aos poucos ampliou sua presença em todo o território nacional.
Para a equipe do Rolé, a cidade é um ambiente multidisciplinar e os passeios estimulam o diálogo entre a população, o espaço urbano, a memória e as potencialidades da cidade. Para o professor Rodrigo Rainha, coordenador de pesquisa do projeto, “são roteiros pensados para serem feitos a pé, onde os guias são professores e o público é levado a uma aula a céu aberto. A rua é a sala de aula. O quadro é a paisagem urbana e o papo é sobre história, geografia, cultura, arquitetura, urbanismos e meio ambiente… sobre a alma e a identidade da cidade.” Sobre as diferenças de sotaque, Isabel Seixas, do Estúdio M’Baraká  adianta: “Se no Rio, Salvador e BH é Rolé e em São Paulo, Floripa e Fortaleza a gente vai de Rolê, tudo bem, o convite é o mesmo. Vamos dar um passeio descontraído por ai!”

OS CURADORES / PESQUISADORES
Rodrigo Rainha
Coordenador das Licenciaturas da Universidade Esta´cio no Rio de Janeiro, doutor em Histo´ria Comparada pela UFRJ e professor-adjunto do Departamento de Histo´ria da UERJ procura levar a Histo´ria para ale´m das paredes da sala de aula, indo a`s ruas e incentivando o aprendizado ao ar livre. Autor de “A Copa no Campo da Histo´ria”, tem diversos artigos publicados no meio cienti´fico sobre histo´ria medieval na Peni´nsula Ibe´rica e apresenta semanalmente o quadro “Rio: Voce^ precisa conhecer” na Ra´dio Globo. E´ responsa´vel pela pesquisa e produc¸a~o de textos do projeto, ale´m de ser um dos professores-guia nos passeios.
William Martins
E´ professor e coordenador de Histo´ria do curso da Universidade Esta´cio e autor do livro “Paschoal Segreto: ‘ministro das diverso~es’ do Rio de Janeiro (1883 – 1930)” (2014). Doutor em Histo´ria pelo programa de po´s- graduac¸a~o em Histo´ria Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ), fez mestrado em Histo´ria Social pelo PPGHIS/ UFRJ (2004). E´ responsa´vel pela pesquisa de conteu´dos e textos para o projeto,
SOBRE A ESTÁCIO
Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há 46 anos no país. A instituição possui cerca de 5 mil funcionários, corpo docente de 9 mil professores e mais de 587,8 mil alunos matriculados. Está presente em 22 estados e no Distrito Federal. Com mais de 90 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e à distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e à distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), educação corporativa e cursos de extensão. A Estácio aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais que ampliam e transformam as oportunidades de aprendizado dos seus alunos e proporcionam as melhores soluções para as empresas e seus colaboradores.
SOBRE O ESTÚDIO M’BARAKÁ (UM-BA-RA-KÁ)

Criado por Isabel Seixas e Diogo Rezende, o estúdio M’Baraká nasceu há 8 anos como uma produtora com foco na criação e planejamento de projetos culturais misturando arte, estratégia e design. O estúdio desenvolve projetos múltiplos a partir da interação com profissionais de diversos segmentos artísticos ou de conteúdo, e se destaca por sua metodologia, que envolve um criterioso atendimento às etapas de criação, pesquisa, planejamento estratégico e direção de arte. Desde 2013, a economista Larissa Victorio faz parte da sociedade. Os projetos do grupo se diferenciam e os sócios acreditam na criação de experiências relevantes, que gerem conhecimento e valor para seus públicos.
www.mbaraka.com.br

Serviço:
Rolé Brasil – Salvador
Dia 8 de outubro será às 10h
Ponto de Encontro: Farol da Barra, bem em frente ao Museu Náutico da Bahia.
Gratuito, sem
Duração: aproximadamente 2 horas e meia
Informações:
Assessoria de Imprensa
Qualidade.com – Bahia
Renato Barbosa
(71) 2137-9890 / 99192-5807
Renato Barbosa:
renato@qualidadecom.com
Mais e Melhores Produções Artísticas
(21) 2208-5952
Alexandre Aquino:
alexandre@maisemelhores.com.br(21)  98842-3199
Paulo Almeida:
paulo@maisemelhores.com.br(21) 98197-5600

barra 1908

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s