moc __

Posted: September 23, 2016 in ação social, capacitação

Nº 523:  23 de setembro de 2016 :  Feira de Santana-BA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Mais uma conquista: Lei Municipal de Educação do Campo é aprovada em Valente
A Câmara de Vereadores do município de Valente, localizado no Território do Sisal, acaba de aprovar nesse 21 de setembro, a Lei Municipal de Educação do Campo. Trata-se de grande conquista do trabalho do MOC, dos coordenadores, professores/as e sociedade civil pela educação contextualizada no Semiárido. Atualmente a Lei já foi aprovada em 12 municípios do Território do Sisal e da Bacia do Jacuípe. Com a Lei aprovada, os desafios agora são garantir sua implementação e orçamento específico. Em 2011 foi elaborada uma Minuta do Projeto de Lei com a participação da equipe do MOC assessorada pelo Sociólogo Ildes Ferreira, além de coordenadores/as pedagógicos e professores/as. “No município de Valente foram realizadas reuniões, seminários e momentos de estudos sobre a Lei, além de debates e mobilizações para sua aprovação”, ressalta Ana Paula Duarte, técnica do MOC do Programa de Educação do Campo Contextualizada (Peconte). Saiba mais no site do MOC.
SEGURANÇA
Lançado em Feira a Operação Ronda Maria da Penha
Representando o MOC a técnica Ádila da Mata, do Programa de Gênero, participa hoje (23) de evento de lançamento da Operação Ronda Maria da Penha, que acontece no Centro de Referência Maria Quitéria, localizado no bairro Santa Mônica, em Feira. O evento é de iniciativa do Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL) como resultado da integração com os órgãos do sistema de defesa social. Segundo o Comando o órgão conta com o emprego de efetivo policial militar preparado e apto a coibir conflitos que envolvam violência contra a mulher. Dentre as áreas estratégicas desenvolvidas pelo Programa de Gênero do MOC está a prevenção e enfrentamento a violência contra as mulheres com ações de sensibilização e mobilização pelo fim da violência doméstica e familiar contra as mesmas em municípios localizados na sua atuação nos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão.
CAMPANHA INSTITUCIONAL
A Campanha do MOC continua: ?VOTE CONSCIENTE: Não venda – Não troque – Não negocie?
Hoje as discussões sobre corrupção ganham ares de calamidade pública. Sua consequência é a sensação generalizada de impotência, de descrença e de debilidade civil que se abate sobre o eleitor (a), fazendo com que ele/ela se sinta alheio ao processo eleitoral e às suas consequências. O MOC lançou a campanha Vote Consciente: Não venda ? Não troque ? Não negocie por entender que isso precisa mudar, e com urgência, para que o resultado das eleições comece a refletir a participação consciente e criteriosa de cada cidadão na escolha dos seus/suas representantes. O voto não pode ser encarado como mais uma obrigação: ele é a principal arma de que dispomos para mudar o futuro. Junte-se a nós nesse momento importante da democracia! Baixe os spots, programa de Rádio e Banner AQUI.

MALETA FUTURA
MOC participa no Rio de Janeiro do Fórum do Projeto Maleta Futura
Representando o Movimento de Organização Comunitária (MOC) a técnica Nayanna Reis Silva, do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários participou hoje (19), no Rio de Janeiro, do Fórum realizado pelo Canal Futura, que visa discutir e buscar indicativos para a próxima Maleta Futura. “Direitos Humanos, Ciência e Tecnologia e Juventude foram temas propostos para elaboração do material que irá compor o acervo da próxima Maleta”, ressalta Nayanna. Além do MOC, participaram outras organizações a exemplo da Actionad, Instituto Aliança, UFMG, UNDIME, SESI, Faculdade Latino Americana de Ciência Social- FALACSO, Anistia Internacional, Fundação Itaú Social, Federação das Indústrias do Rio de Janeiro-Firjan. Saiba mais sobre a Maleta Futura no site do MOC.
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Um em cada três brasileiros culpa mulher em casos de estupro
Dentre três brasileiros um acredita que, nos casos de estupro, a culpa é da mulher, de acordo com pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e divulgada nessa quarta-feira (21). Segundo o levantamento, 33,3% da população brasileira acredita que a vítima é culpada. Entre os homens, o pensamento ainda é mais comum: 42% deles dizem que mulheres que se dão ao respeito não são estupradas. A culpabilização da vítima também acontece entre as mulheres, que são as que mais sofrem com o crime: 32% concordam com a afirmação. Para 30% dos homens, a mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada. A pesquisa foi realizada pelo instituto Datafolha, que entrevistou, entre os dias 1º e 5 de agosto, 3.625 pessoas de 217 cidades espalhadas por todo o Brasil. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
GÊNERO
Novas Rodas de Conversa pelo Semiárido afora
Nesta semana o MOC promoveu novas Rodas de Conversa com as famílias sobre os mecanismos de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres que recentemente aconteceram em Nova Fátima, dia 19 de setembro e em Riachão do Jacuípe no último dia 14. As atividades fazem parte das ações do Projeto Parceiros por um Sertão Justo desenvolvido pelo MOC, com apoio da Actionaid. Esses eventos visam refletir com homens e mulheres sobre os padrões culturais que provocam as desigualdades de gênero. Para o próximo mês de outubro já estão agendados para Conceição do Coité (10) e Araci (11).
EDUCAÇÃO
Crianças e adolescentes de Santaluz participam de oficina de leitura lúdica
Crianças e adolescentes das Comunidades de Rose e Miranda, localizadas no município de Santaluz, participaram no último dia 20 de setembro de oficina de leitura lúdica realizada pela equipe do Programa de Comunicação do MOC.  O objetivo dessa oficina é desenvolver o prazer da leitura compartilhando entre si as historias lidas por cada grupo. A leitura lúdica e contextualizada incentiva o aprendizado, a criatividade e a comunicação e expressão nas crianças. A atividade que foi facilitada pela técnica Cleonice e pela estagiária Ana Cléa. Tem a parceria da organização internacional KNH.
Visite-nos nas redes sociais:
Facebook: http://www.facebook.com/moc
Site: http://www.moc.org.br
AGENDE-SE
23 de setembro ? Monitoramento no MOC, do projeto que tem a parceria do TDH
17 a 21 de outubro ? Dias de estudos com equipe técnica do MOC

passeo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s