moc __

Posted: September 18, 2016 in ação social, capacitação, cidadania

Boletim Informativo MOC – Nº 522 – 16 de setembro de 2016
Entrada MOC
Nº 522: 16 de setembro de 2016 : Feira de Santana-BA
CAMPANHA INSTITUCIONAL
?MOC lança a Campanha: ?VOTE CONSCIENTE: Não venda – Não troque – Não negocie?
Hoje as discussões sobre corrupção ganham ares de calamidade pública. Sua consequência é a sensação generalizada de impotência, de descrença e de debilidade civil que se abate sobre o eleitor (a), fazendo com que ele/ela se sinta alheio ao processo eleitoral e às suas consequências. O MOC acaba de lançar a campanha Vote Consciente: Não venda ? Não troque ? Não negocie por entender que isso precisa mudar, e com urgência, para que o resultado das eleições comece a refletir a participação consciente e criteriosa de cada cidadão na escolha dos seus/suas representantes. O voto não pode ser encarado como mais uma obrigação: ele é a principal arma de que dispomos para mudar o futuro. Junte-se a nós nesse momento importante da democracia! Baixe os spots, programa de Rádio e Banner AQUI.
INTERCÂMBIO
Crianças e Adolescentes participam em Araci e Quijingue de Intercâmbio de Troca de Experiências
Intercalando debates, diversão, dinâmicas, rodas de prosa sobre direitos e deveres, músicas e trabalhos interativos com grupos, acontece hoje (16) nos municípios de Araci e Quijingue, novos Intercâmbios de Trocas de Experiências entre Crianças e Adolescentes. Durante a programação de ambos e a partir da reflexão sobre direitos e deveres, as crianças e adolescentes elaboram uma carta que será entregue aos gestores locais. Esses encontros são promovidos pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), numa parceria com a ACTIONAID pelos vínculos solidários.
PROJETO CAT/BAÚ DE LEITURA
Seminário com Gestores/as discute Currículo Contextualizado para o Semiárido
O MOC e parceiros realizaram nesse 15 de setembro, na Pousada Central em Feira, o Encontro para Avaliação, Monitoramento e Planejamento do Projeto CAT-Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do Campo e do Projeto Baú de Leitura, com as coordenações pedagógicas municipais e sociedade civil dos municípios que atuam com os projetos.
No evento foi aplicado, sintetizado e socializado o Diagnóstico de Educação não Sexista e ainda feita uma reflexão sobre o tema Escola Sem Partido e sobre o atual momento da Educação brasileira. Ainda como parte da programação, hoje (16), segundo e último dia do encontro acontece o Seminário Contribuições para a Construção de Currículo Contextualizado para o Semiárido, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no Módulo I, Auditório II, com apresentações culturais e debates. O Seminário pretende discutir a importância da Extensão Universitária para comunidade e para Educação Contextualizada, aprofundar a compreensão sobre currículo contextualizado para convivência com o Semiárido enquanto instrumento de desenvolvimento sustentável e ainda planejar passos para reformulação ou construção dos currículos municipais.
DIREITOS
MOC provoca e mobiliza comunidades para apresentar suas demandas através do diálogo construtivo com o poder público
O MOC promoveu nos dias 12 e 13 de setembro encontros com candidatos e candidatas ao pleito eleitoral 2016 e com representações da comunidade de Jitaí, município de Retirolândia (dia 13) e das comunidades de Rose, Miranda e Mucambinho, em Santaluz (dia 12) para apresentação das demandas locais de políticas públicas que foram construídas pelas próprias comunidades. Essa construção aconteceu durante ações do Projeto Cirandando pelos Direitos, desenvolvido pelo MOC, com apoio do KNH. Em ambos os encontros também foram apresentadas aos candidatos/as uma Carta construída por crianças e adolescentes de escolas do campo e da cidade de alguns municípios do Semiárido da Bahia que participaram em maio deste ano, em Feira de Santana, do ?VII Intercâmbio e Troca de Saberes entre Crianças e Adolescentes do Semiárido?. Nessa Carta eles pensaram e escreveram a Educação que querem e de como é possível melhorá-la. Candidatos a prefeitos e vereadores dos dois municípios e de vários partidos se comprometeram, na maioria das suas falas, em garantir os direitos ali sinalizados por aquelas comunidades. Em Jitaí, inclusive, todos se comprometeram a trabalhar em busca do reconhecimento da comunidade enquanto quilombola.
EDUCAÇÃO
A importância da educação contextualizada para a convivência com o Semiárido é tema de Encontro Nacional
O Movimento de Organização Comunitária (MOC) e todas as instituições que fazem parte da Articulação no Semiárido Brasileiro – Rede ASA Brasil, que se estende de Minas Gerais ao Maranhão, participaram entre os dias 13 e 15 de setembro do Encontro Nacional de Educação Contextualizada que acontece em Teresina, Piauí. A coordenadora no MOC do Programa de Educação do Campo Contextualizada (Peconte), Vera Carneiro, representando a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB) participou da primeira mesa de debate ao lado do educador Miguel Arroyo, referência nacional em educação integral, que falou sobre o papel da educação na transformação social. Vera ressalta a importância de unir forças na construção de políticas públicas de educação contextualizada. O evento que faz parte da estratégia de formação do Projeto Cisternas nas Escolas, desenvolvido pela Asa Brasil e pretende discutir sobre a contribuição da educação contextualizada para a convivência com o Semiárido apontando caminhos para superar os desafios de transformar o ensino do campo. Busca também contribuir para a consolidação de uma proposta de educação para o Semiárido, que respeite e valorize o contexto, as identidades, a cultura e a sua diversidade. Leia matéria completa no site do MOC.

ECONOMIA SOLIDÁRIA
MOC debate em Ipirá políticas de acesso ao mercado
O Movimento de Organização Comunitária (MOC) encontrou-se no último 14 de setembro com lideranças do município de Ipirá para tratar sobre políticas de acesso ao mercado. O encontro aconteceu no auditório da Coordenadoria Municipal de Educação, onde o técnico do MOC, Thiago Fontenelle, do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES) debateu sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e uma possível implantação de Feira Agroecológica no município. A convite dos técnicos do MOC frente à Chamada Pública de ATER estiveram presentes no evento líderes locais de Associações Comunitárias, do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais, Conselho Municipal do Desenvolvimento Sustentável (CMDS) e da Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares (FATRES).
GÊNERO
Enfrentamento à violência contra as mulheres continua sendo tema central de Rodas de Conversa pelo Semiárido afora
As Rodas de Conversa facilitadas pelo Programa de Gênero do MOC com as famílias sobre os mecanismos de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres, não param. No mês de setembro já aconteceram em Riachão do Jacuípe (14), Ichu (13) em Quijingue (09) e Serrinha (08). Ainda neste mês de setembro o município de Nova Fátima sediará mais um encontro e para o próximo mês de outubro já estão agendados para Conceição do Coité (10) e Araci (11). Esses eventos visam refletir com homens e mulheres sobre os padrões culturais que provocam as desigualdades de gênero, além de buscar a promoção de mudança de comportamentos como estratégias de enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres. As atividades fazem parte das ações do Projeto Parceiros por um Sertão Justo desenvolvido pelo MOC, com apoio da Actionaid.
AGROECOLOGIA
Agroecologia é tema de oficina em Nova Fátima
O MOC esteve no último 14 de setembro na comunidade de Pituba, cidade de Nova Fátima, com professores/as, pais, alunos/as e moradores/as realizando uma Oficina de Agroecologia, facilitada pelo técnico Gilson Almeida. A atividade aconteceu na Escola Rui Barbosa. A oficina teve como base uma visita feita anteriormente por alunos/as de cinco escolas do campo a uma experiência agroecológica na comunidade de Barreiros, município de Riachão do Jacuípe. O tema tem sido trabalhado em salas de aula através da ficha pedagógica elaborada por educadores/MOC em ação do Projeto CAT – Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo.
ATER
Aberta seleção para a contratação de Instituições prestadoras de serviços de ATER
A CAR, por meio do Projeto Bahia Produtiva, convida as empresas elegíveis a participarem do Processo de Seleção para a contratação de Instituições prestadoras de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural, conforme informações previstas no Aviso de Solicitação de Manifestação de Interesse e Termos de Referência ? TOR 001/2016 ? Contratação de Consultoria para o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural ? ATER. Acesse os editais clicando aqui.
Visite-nos nas redes sociais:
Facebook: http://www.facebook.com/moc
Site: http://www.moc.org.br
AGENDE-SE PARA ATIVIDADES NOS PRÓXIMOS DIAS:
Intercâmbio de Troca de Experiências com Crianças e Adolescentes, projeto Parceiros por um Sertão Justo
17 de setembro ? Riachão do Jacuípe e Serrinha
Roda de Conversa
Conversa com as famílias (envolvendo mais homens adultos e jovens) sobre os mecanismos de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres:
19 de setembro ? Nova Fátima
Oficina de Leitura Lúdica com Crianças e Adolescentes-Projeto CAT/Baú de Leitura
19 de setembro ? Jitaí, Retirolândia
20 de setembro ? Rose e Miranda, em Santaluz

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s