big brown __

Posted: September 17, 2016 in José Bomfim_blog do brown, mídia digital_web

No Blog do Brown, Twitter, Instagram e LinkedInOrelha (3)
Ex-votos do Brasil – Arte e folkcomunicação, o livro

Lançado pela Quarteto Editora, em 13 de julho de 2016, o livro Ex-votos do Brasil – Arte e folkcomunicação traz a riqueza das manifestações populares, o simbolismo das práticas Ex-votivas e as marcas da religiosidade popular nos textos dos seis pesquisadores que assinam a obra. Um dos autores, José Cláudio Alves de Oliveira é, também, o organizador do livro. É dele a foto da capa (sala de milagres do Convento do Carmo, em São Cristóvão, Sergipe).

A foto da quarta capa é de Flávia Maciel (Ex-voto pictórico da sala de milagres da Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda, em Trancoso, na Bahia).

O conquistense José Cláudio reforça, assim, o time dos escritores de Vitória da Conquista. O seu objeto de pesquisa são os Ex-votos, desde os primeiros livros e artigos por ele lançados. Sobre o seu início, escreve a Dra. Maria Helena Matue Ochi Flexor, na segunda capa do livro (acima).
Ex-voto do latim, com Ex representando “a causa de, em virtude de. Voto, a promessa. E por força de uma promessa, de um voto; (abreviação de ex-voto suscepto – o voto realizado ) é o presente dado pelo fiel ao seu santo de devoção em consagração, renovação ou agradecimento de uma promessa atendida, de uma graça alcançada. As expressões votivas são tradicionalmente reconhecidas sob as formas de pinturas ou desenhos, figuras esculpidas em madeira, modeladas em argila ou moldadas em cera, muitas vezes representando partes do corpo que estavam adoecidas e foram curadas.

Ex-voto do latim, com Ex representando “a causa de, em virtude de. Voto, a promessa. E por força de uma promessa, de um voto; (abreviação de ex-voto suscepto – o voto realizado ) é o presente dado pelo fiel ao seu santo de devoção em consagração, renovação ou agradecimento de uma promessa atendida, de uma graça alcançada. As expressões votivas são tradicionalmente reconhecidas sob as formas de pinturas ou desenhos, Perfil dos autores - Afiguras esculpidas em madeira, modeladas em argila ou moldadas em cera, muitas vezes representando partes do corpo que estavam adoecidas e foram curadas.

Folkcomunicação (na pesquisa da Wikipédia)  é uma disciplina científica que tem como objetivo o estudo dacomunicação popular e o folclore na difusão de meios de comunicação de massa. A denominação inicial, bem como seu conteúdo, foram criados pelo professor Luiz Beltrão, em 1967.

Luiz Beltrão afirma que a folkcomunicação é a comunicação de grupos sociais rurais e urbanos, marginalizados social e culturalmente, sem acesso ou representação nos meios de comunicação estabelecidos (imprensa, rádio, televisão) e precisam comunicar aos seus pares alguma informação. Folkcomunicação é, assim, o processo de intercâmbio de informações e manifestação de opiniões, ideias e atitudes da massa, através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore.

As manifestações da folkcomunicação podem se dar na forma de cantadores, ex-votosfolhetos de cordelfrases de para-choque de caminhão, grafite, entre outras.
Daí a importância desse livro, resgata e mantém viva essa parte essencial da cultura . Veja o perfil dos autores.
LEIA MAIS »>

Capa (1)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s