sabor saúde

Posted: August 2, 2016 in Uncategorized

Segunda-feira, 25 de julho de 2016
Óleo (e outras gorduras)? Pode sim

Falou em alimentação saudável, muita gente já pensa em eliminar todos os tipos de gordura. Mas esse é o primeiro passo para desequilibrar a alimentação – e deixá-la menos saudável.
Gorduras têm funções muito importantes:
1. Auxiliam no aproveitamento de vitaminas pelo organismo.
2. Garantem a saúde de estruturas das células e hormônios que precisam de muita gordura. (Isso é ainda mais central na infância: a gordura é fundamental para o desenvolvimento das crianças).
3. Conferem sensação de saciedade. Sem gordura, a tendência é comer mais, especialmente carboidratos.
Diante da epidemia de obesidade, na segunda metade do século 20 o foco foi reduzir ao máximo a gordura da dieta. A indústria de alimentos diminuiu a quantidade de gordura nos produtos e, para que eles ficassem gostosos, colocou cada vez mais açúcar (o famoso açúcar escondido em alimentos ultraprocessados, inclusive os salgados). Resultado: a epidemia de obesidade só aumentou.
Achar que uma alimentação sem óleos e gorduras é sempre mais leve é um erro. Óleo (e outras gorduras)? Pode sim
Gorduras em geral devem ser utilizadas com moderação, é verdade. Mas elas são essenciais para preparar comida: ajudam a diversificar receitas e a deixar a alimentação mais gostosa, sem nenhum desequilíbrio nutricional.
As gorduras de origem animal têm alto teor de gordura saturada. E por isso são tidas como menos saudáveis. Porém, pesquisas recentes mostram que, por esse mesmo motivo, são as melhores para cozinhar – elas não oxidam como os óleos refinados ao aquecer.
Segundo a pesquisa conduzida pelo prof. Grootveld, a pedido da BBC, quando aquecidas em determinadas condições, as gorduras de origem animal, como banha e manteiga, e o azeite são mais saudáveis do que os óleos vegetais refinados (milho, girassol e canola).
Leia mais sobre a pesquisa aqui.
Em suma, óleos vegetais, manteiga e azeite, todos fontes de gordura, são fundamentais para preparar comida de verdade. São ingredientes culinários, que associados a alimentos in natura ou minimamente processados, formam uma alimentação saudável. E são usados especialmente para fritar, grelhar, untar e temperar a salada.
Nesta semana, vamos falar sobre os usos de cada um dos tipos de gordura e saber como evitar ciladas.

hr__prazeres

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s