arte baiana __

Posted: August 2, 2016 in arte _, secult_

Palacete das Artes recebe exposição Janelas Urbanas, de Waldo Robatto
Artista Plástico Waldo Robatto Foto: Ascom Palacete das Artes
Mostra de 40 telas compõem a exposição Janelas Urbanas, do artista baiano Waldo Robatto que tem abertura dia 2 de agosto, às 14h, na Sala Contemporânea do Palacete das Artes, podendo ser visitada até 5 de outubro. A cidade, o movimento das pessoas e o vai e vem no dia a dia de quem convive com as diversas intervenções do espaço urbano e geográfico estarão reunidos na exposição do artista plástico. O Palacete das Artes, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), funciona de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.Robatto declara que a sua formação de arquiteto o fascinou para retratar a urbe. “A elaboração do meu trabalho ocorre de forma impulsiva, onde o ofício de pintar se tornou uma questão da necessidade de me comunicar. Acredito na Arte como uma linguagem que transpõe a própria limitação das palavras para expressar as sensações humanas. A partir desse interesse extraio elementos de composição para criar minha obra. Não tenho intenção de buscar novos caminhos. mas apenas de me reinventar através da arte”.
Professor e coordenador de uma Escola de Arte, a troca entre o ensinar e o aprender, na avaliação do diretor do Palacete das Artes, Murilo Ribeiro, contribui para que a obra de Robatto surja do espontâneo, da mancha, do traço, do risco e se transforme em seu vocabulário próprio. “Ele cria, com coerência, uma linguagem pessoal, e vai caminhando, formando artistas, trocando experiências. O público está convidado a percorrer a expressiva pintura de Waldo Robatto, resultante da leveza e do didatismo da sua trajetória”.
Waldo Robatto nasceu em 1961, em Salvador. Formado em Arquitetura pela Ufba, cursou Artes Plásticas na Universidade Católica. Em 1986 resolveu abrir uma Escola de Arte, Waldo Robatto Oficina de Arte, para se dedicar as Artes Plásticas e por onde já passaram centenas de alunos que hoje também estão no cenário artístico da Bahia. Participou de várias exposições na Bahia e no Brasil.
Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.
Exposição Janelas Urbanas, de Waldo Robatto
Quando: Abertura 2 de agosto, às 14h, e Coquetel 6 de setembro, às 19h
Onde: Sala Contemporânea do Palacete das Artes (Rua da Graça, 284)
Visitação: ter a sex, das 13h às 19h/ Sáb., dom. e feriado, das 14h às 19h
Informações:
www.palacetedasrtes.ba.gov.br
Tel.
71 3117 6987/ 999745858 (Assessoria de Comunicação)01/08/2016
Assessoria de Comunicação – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Telefone:
(71) 3103-3452
Email:
ascom@cultura.ba.gov.br
www.cultura.ba.gov.br | www.facebook.com/secultba

www.flickr.com/photos/secultba | www.twitter.com/SecultBA

o sol vem do Oriente __ Salvador, by alf

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s