geledés _

Posted: July 20, 2016 in ativismo, cidadania, DIREITO _, divulgação

Portal Geledés Geledés  no navegador
Para sair desta lista, clique aqui.
Geledés
Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.
“Diálogos de busão”: machismo x democraciaPokémon GO e racismo: para a comunidade negra, jogar nos EUA pode colocar suas vidas em risco
O Jim Crow – Reconhecendo estereótipos racistas internacionais – Parte II
Casa da Cultura recebe exposição em homenagem ao Dia da Mulher Negra
Dia da Mulher Negra Latino-Americana tem programação em Salvador
Violência contra mulher negra é tema de debate
Nota de repúdio: Basta de violencia contra a mulher
Daniela Mercury faz post contra violência racial no Brasil
Reconhecendo estereótipos racistas internacionais – Parte I
27 fotos de Idris Elba para te ajudar a enfrentar o dia de hoje
O racismo é impedimento à santificação de negros no Brasil
I Seminário Biopolíticas e Mulheres Negras” acontece amanhã em Salvador
Mulher de Trump é acusada de plagiar discurso de Michelle Obama de 2008
Por que eu sou racista
Não era bandido, era trabalhador
Dexter: “De um tempo para cá, o racismo já não é mais velado no Brasil”
O clube dos poetas negros
Esconderam a favela com adesivo das Olimpíadas
A arte brasileira ainda não sabe lidar com o negro, diz a escritora Ana Maria Gonçalves
Por que eu abri uma ação contra clubes que obrigam babás a usarem branco>
Semayat Oliveira“Diálogos de busão”: machismo x democracia
Eu estou lendo sobre cortiços do Uruguai e sobre os bairros afrouruguaios, me preparando pra contextualizar a entrevista de uma mulher uruguaia que entrevistei em janeiro, a Nuria. E tem muita violência na historia dela. Eu estava imersa, mas desconcentrei. Percebi que o homem que disse acima balançava a perna rapidamente e estava com o … Leia mais »

id182697_1Pokémon GO e racismo: para a comunidade negra, jogar nos EUA pode colocar suas vidas em risco
Nem tudo são flores para a comunidade de jogadores de Pokémon GO – ou melhor, para parte da comunidade. Ativistas do movimento Black Lives Metter (BLM) apontam problemas e riscos de vida para negros que querem caçar os monstrinhos em realidade aumentada nos Estados Unidos. Do Todo Celular  BLM é um movimento ativista, originário da … Leia mais »O Jim Crow – Reconhecendo estereótipos Jim Crowracistas internacionais – Parte II
Thomas D. Rice era um comediante novaiorquino nascido no início do século XIX. Pra dar aquela inovada no seu repertório, o homem resolveu ir visitar o Sul dos EUA pra ter umas idéia, refrescar a mente e pá. por Suzane Jardim no Medium Corporation Lá, ele descobriu que era um costume da galera branca comparar os seus escravos … Leia mais »
Casa da Cultura recebe exposição em homenagem ao Dia da Mulher Negra
cultura (1)

 Exposição e debate tratam sobre o feminismo negro no Brasil  Do Portal AZ Como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher Negra, celebrado no dia 25 de julho, a Casa da Cultura recebe a exposição “Lélia Gonzalez – o feminismo negro no Palco da História”, de autoria de Antônia Ceva, além da roda de … Leia mais »

mulher_negra_-_Vanessa_Long_-_pinterest-450x473Dia da Mulher Negra Latino-Americana tem programação em Salvador
 Em 25 de julho é celebrado o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e para comemorar essa data, as secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) realizam durante os dias 21, 25 e 26, atividades voltadas a data. Incluem-se na programação seminários, caminhadas, encontros de formação, oficinas, … Leia mais »
650x375_marcia-teixeira_1652099Violência contra mulher negra é tema de debate
Com o objetivo de debater e propor soluções para os principais problemas enfrentados pelas mulheres negras na Bahia, o Ministério Público estadual (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e da População LGBT (Gedem), programou para quarta-feira, 20, às 9h30, na sede da instituição, em Nazaré, o I Seminário Biopolíticas … Leia mais »
Nota de repúdioNota de repúdio: Basta de violencia contra a mulher
Nós do Centro de Defesa e Convivência da Mulher Anastácia bem como outros serviços que atendem na região de Guaianases e Lajeado, juntamente com os movimentos de mulheres vimos por meio desta nota, manifestar nosso total repúdio aos atos bárbaros de feminicídios que ocorreram na região e que endossam os índices alarmantes de violência contra a mulher. Enviado para o … Leia mais »
daniela mercury e post contra o racismo no brasilDaniela Mercury faz post contra violência racial no Brasil

Seguidores apoiaram causa de Daniela e aproveitaram o post para pedirem fim ao racismo a discriminação racial no Varela Notícias A cantora Daniela Mercury usou a rede social Instagram para fazer campanha contra o racismo. O post foi feito neste último domingo (17) e a cantora fez uma montagem com várias fotos que apoiam movimentos … Leia mais »
esteriotipos racistas1Reconhecendo estereótipos racistas internacionais – Parte I
 Parte I Já faz tempo que acompanho alguns debates nessa rede mundial de computadores e sempre surgem muitas dúvidas quanto a estereótipos e ofensas racistas vindas geralmente dos EUA e que não fazem parte do cotidiano brasileiro — pelo menos não quanto ao uso corrente. por Suzane Jardim no Medium Corporation Acredito na importância de saber reconhecer esses estereótipos, … Leia mais »
Screen Shot 2016-07-19 at 12.25.59 PM
27 fotos de Idris Elba para te ajudar a enfrentar o dia de hoje
 Você sabe, para se cuidar. por Hannah Giorgis no BuzzFeed  1. Idris Elba pode muito bem ser o homem mais elegante do mundo. Twitter: @idriselba 2. Toda a sua existência é uma exibição. D Dipasupil / Getty Images 3. O tipo de beleza que faz você querer arriscar tudo. John Sciulli / Getty Images O mesmo, Helen. 4. Você já viu este … Leia mais »
fatima_oliveira4
O racismo é impedimento à santificação de negros no Brasil
 Estou virando santeira, restrita a santas e santos negros, que o povo canonizou, a quem o Vaticano não reconhece a santidade; todavia, não se recusa a ganhar rios de dinheiros em nome deles. Por Fátima Oliveira Do O Tempo A supremacia numérica dos santos brancos é asfixiante num mundo que tem o branco como padrão, até … Leia mais »
13576634_1072969099459291_7584718615676913823_oI Seminário Biopolíticas e Mulheres Negras” acontece amanhã em Salvador
 Será realizado amanhã (20), às 9h, na sede do MP em Nazaré, o ‘I Seminário Biopolíticas e Mulheres Negras: Práticas e Experiências Contra o Racismo e o Sexismo’. O evento marca a passagem do “Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Latino Caribenha”, chamado no Brasil de “Julho das Pretas”. Promovido pelo Ministério Público estadual, … Leia mais » 
melania_michelle2Mulher de Trump é acusada de plagiar discurso de Michelle Obama de 2008
 Modelo teria copiado frases do discurso da atual primeira-dama dos EUA. Convenção Nacional Republicana vai nomear Trump candidato do partido.   Do G1 Donald Trump, provável candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, apresentou nesta segunda-feira (18) sua mulher, Melania Trump, como “futura primeira-dama”, na Convenção Nacional Republicana. Melania, modelo eslovena naturalizada norte-americana, foi a … Leia mais o-RACISTA-PAI Jeff CookPor que eu sou racista
 Eu sou um branco americano. Sou casado com uma linda loira de olhos verdes e tenho dois filhos loiros de olhos azuis. Fui uma criança loira de olhos azuis que cresceu nos subúrbios de Nova Jersey, em uma família sólida, com mãe, pai, um irmão e dois cães. Tive uma vida marcada pela oportunidade e … Leia mais »

Ribeirao das Neves_MG, 09 de Janeiro de 2014 Imagens do primeiro presidio construido e administrado no regime de PPP (Parceria Publico Privada) no estado. Foto: LEO DRUMOND / NITRO
Não era bandido, era trabalhador O que é, afinal, o auílio-reclusão e quem tem direito a ele? Por Leo Drumond Do Jornalistas Livres Um salário mensal que pode ser recebido pela família de alguém condenado à privação de liberdade. Trata-se do auxílio-reclusão, tão maltratado por aqueles que se referem a ele como “bolsa bandido”. Digo “pode” porque os requisitos necessários … Leia mais »
Dexter: “De um tempo para cá, o racismo já não é mais velado no Brasil”
Rapper, que prepara lançamento de novo álbum, afirma em entrevista que a internet permitiu a muitos “declarar sua medíocre essência racista” Por Juca Guimaraes Do Ponte Juca Guimarães Com 36 anos de estrada na música e de militância no hip-hop, o rapper Dexter faz uma avaliação contundente sobre a faceta do racismo que se revelou no pais …
Leia mais » 20160708-juca

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s