moc __

Posted: June 18, 2016 in capacitação, cidadania

Nº 510: 17 de junho de 2016 : Feira de Santana-BA
CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
Riachão foi o primeiro município a sediar o Ato ?O Campo com Gente e com Direitos – em defesa da política de Convivência com o Semiárido?
Cerca de mil agricultores/as rurais atendendo ao convite do Movimento de Organização Comunitária (MOC) participaram neste 17 de junho, em Riachão do Jacuípe, do Ato ?O Campo com Gente e com Direitos – em defesa da política de Convivência com o Semiárido?. O município foi o primeiro a sediar o encontro realizado pelo MOC com apoio de entidades parceiras para refletir sobre umas das maiores crises na conjuntura política e econômica brasileira, com recentes decisões adotadas pelo governo interino. Temas como Reforma Agrária, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Agroecologia e Convivência com o Semiárido, além do fim dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Previdência Social, foram debatidos pelo MOC e organizações presentes que também anunciaram e celebraram as lutas e conquistas desse povo guerreiro. Na oportunidade foram entregues Termos simbólicos de tecnologias com testemunhos das famílias contempladas. O grupo musical ?Chapéu de Couro? com muito samba de roda envolveu a todos com sua apresentação cultural. Neste sábado (18), o mesmo Ato acontecerá no município de Santaluz, com concentração no Centro Educacional Nilton Oliveira Santos (CENOS) a partir das 08:00 horas. Mais no Site do MOC.
CHAMADA DE ATER
Encontros debatem temas que que visam o fortalecimento e desenvolvimento comunitário
Nesse 16 de junho o técnico de ATER do MOC, Adriano Lisboa, realizou atividade de planejamento comunitário, uma das ações da Chamada de ATER 2016, desenvolvido numa parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e o MOC. A atividade aconteceu na comunidade de Pinho Ilha, município de Ipirá, com a participação de agricultores/as locais cadastrados na Chamada. No último dia 11 o técnico Adriano também esteve na comunidade de Jurema, no mesmo município, debatendo com produtores/as sobre políticas de crédito, assistência técnica, associativismo, dentre outros temas que visam o fortalecimento e desenvolvimento local.
AGRICULTURA FAMILIAR
MOC sedia mais uma reunião do Fórum Baiano da Agricultura Familiar
Membros do Fórum Baiano da Agricultura Familiar, inclusive a coordenadora geral do MOC, Célia Firmo, participaram de reunião interna nesse 15 de junho, na sede do MOC, em Feira. Em debate a regularização fundiária, chamada de ATER, relação com governos e defesa da democracia. O Fórum é formado por entidades e organizações de todo estado da Bahia comprometidas com ações de fortalecimento da agricultura familiar e na produção e disseminação de conhecimentos e experiências para a convivência com o Semiárido.
ECONOMIA SOLIDÁRIA
Gestor do SENAES visita o MOC
No último dia 14 de junho o MOC recebeu em sua sede, em Feira, a visita do gestor Dimitri Santana, da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES). O encontro contou com a participação de Gisleide do Carmo, coordenadora do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários do MOC, e representantes da Cooperede e da Arco Sertão Central para tratar de assuntos relacionados ao projeto Redes de Empreendimentos Econômicos Solidários executado pelo MOC/MTE/SENAES.
GÊNERO
Organizações de Mulheres avaliam e planejam suas ações
Aconteceram nos últimos 14 e 15 de junho, nos municípios baianos de Ichu e Quijingue, respectivamente, reuniões de avaliação e planejamento das ações das organizações de mulheres nesses municípios. Os encontros foram facilitados pela técnica do Programa de Gênero do MOC, Ádila da Mata, e contaram com a participação de mulheres empreendedoras de grupos de produção, entidades parceiras e jovens multiplicadores de vínculos do Projeto Parceiros por um Sertão Justo, desenvolvido pelo MOC com apoio da Actionaid.
JUVENTUDE RURAL
O VI Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira começará em Julho
No próximo dia 2 de julho terá início a sexta edição do Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira! A iniciativa proporcionará a 55 jovens do campo a oportunidade de conhecer diferentes realidades rurais do país. Seis estados e seis organizações não governamentais, que investem em projetos de educação do campo, estão envolvidos na ação. O intercâmbio será dividido em cinco etapas, e segue até 26 de novembro. Nesse período, os participantes terão uma vivência de sete dias em outro meio rural onde trocarão experiências, aprenderão novas técnicas agrícolas, conhecerão tecnologias alternativas, farão visitas a propriedades de agricultores familiares, entre outras atividades. No retorno para seus estados de origem poderão adaptar os novos conhecimentos à sua realidade. O VI Intercâmbio da Juventude Rural é coordenado pelo Instituto Souza Cruz, que, junto com outras cinco organizações, dentre elas o MOC, integra a Rede Jovem Rural. A Bahia participará da quarta etapa que acontecerá entre os dias 15 e 22 de outubro, quando os jovens serão recepcionados pelo MOC.
PARCERIA
Peças confeccionadas por mães dos atendidos pela APAE Feira são comercializadas no MAP
As alunas do Projeto ?Oficina de Corte e Costura para o Clube de Mães?, da APAE Feira de Santana estão comercializando suas produções no MAP – Mercado de Arte Popular, próximo à Prefeitura local, entre os dias 14 e 30 de junho deste. As peças foram confeccionadas por elas em aulas ministradas pelo SENAI por seis meses, durante o projeto patrocinado pela Fundação Banco do Brasil ? FBB. O projeto desenvolvido pela APAE visa a qualificação profissional e geração de renda às famílias dos atendidos na instituição, que engloba Feira e sua macro região. No último dia 10 de junho foi realizada na própria sede da instituição a ?1ª Mostra Costura APAE? com desfile dessas peças, num evento que contou com o apoio do MOC, Cesol Portal do Sertão e outras entidades.
Visite-nos nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/moc
Site: http://www.moc.org.br
AGENDE-SE PARA ATIVIDADES NOS PRÓXIMOS DIAS:
18 de junho
Ato Municipal ?O Campo com Gente e com Direitos-em defesa da política de convivência com o Semiárido?, no Centro Educacional Nilton Oliveira Santos (CENOS), em Santaluz, a partir das 08 horas.
20 de junho
Dia de estudos com equipe técnica do MOC, na Pousada Central, em Feira
20 de junho
Arraiá do MOC e parceiros, às 19h30 no CFC, bairro Papagaio, em Feira
28 de junho
Reunião do GT.Com, na sede do MOC.

Recesso Junino:
O MOC não funcionará nos próximos dias 23 e 24 de junho, retomando suas atividades às 08:00 horas da segunda-feira, dia 27 de junho de 2016.

samoa_portal terra

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s