secult: mobilidade cultural

Posted: June 17, 2016 in secult_

 
Divulgado o resultado da análise prévia da 2ª Seleção do Edital Mobilidade Artístico e Cultural

A análise prévia das propostas apresentadas na segunda seleção do Edital Mobilidade Cultural do Fundo de Cultura da Bahia selecionou 39 propostas de um total de 65 apresentadas, que agora serão encaminhadas para a apreciação pela Comissão Temática. Entre elas, 10 são para Residência Artística e Cultural, 5 para Formação e 24 para intercâmbio e difusão. Os projetos pré-selecionados podem ser conferidos no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (17) e no site da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA):www.cultura.ba.gov.br.

As propostas contemplam projetos com atividades principais a serem realizadas entre os meses de novembro de 2016 e janeiro de 2017. Além de Salvador e Região Metropolitana, chegaram também dos territórios de identidade Bacia do Rio Grande, Chapada Diamantina, Litoral Sul, Portal do Sertão, Recôncavo, Sertão do São Francisco, Sisal e Sudoeste.

A Comissão Temática responsável pelo próximo passo, que é a análise do mérito das propostas, é formada por especialistas que utilizarão como parâmetros as exigências apresentadas no edital e os interesses das políticas públicas da cultura no Estado da Bahia. A previsão é de que o resultado final da Seleção seja divulgado no dia 16 de julho.

O edital Mobilidade Artístico e Cultural tem o papel de financiar iniciativas de residência, formação, intercâmbio e difusão cultural dentro do Brasil e também no exterior. Destaque para a área de música com o maior número propostas apresentadas (17), seguida de artes visuais (12) e dança (10). As áreas de teatro, literatura, audiovisual, circo, cultura digital e gestão cultural também estão representadas.

Segundo o superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, Alexandre Simões, o principal objetivo deste edital é contribuir com a divulgação do que se produz na Bahia nos cenários brasileiro e internacional, “promovendo o diálogo intercultural e também investindo na profissionalização dos agentes locais. A cooperação artística traz bons resultados para o nosso cenários, além de colocar na vitrine nossos trabalhos”.

A terceira chamada do edital será realizada entre os dias 11/07 e 09/08 e contemplará projetos com atividades programadas para os meses de fevereiro a abril de 2017. As propostas têm valor limite de R$ 50 mil para projetos de intercâmbio e difusão; e R$ 25 mil paraprojetos de Residência Artística e Cultural e Formação Artística e Cultural.

A SecultBA proporciona atendimento através da Central de Atendimento Integrado para orientar interessados e proponentes. A Central funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, através do telefone (71) 3103 3489, e-mail mobilidade@cultura.ba.gov.br ou presencialmente, no endereço Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n, térreo – Centro, CEP: 40.020-¬010 – Salvador/Bahia.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico e culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias Estaduais de Cultura e da Fazenda da Bahia. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: Mobilidade Artística e Cultural 2015.

Assessoria de Comunicação – SecultBA

(71) 3103-3412 / 3103-3442 / 3103-3452 (71) 9983-5278
http://plugcultura.wordpress.com

http://www.flickr.com/photos/secultba/

http://twitter.com/SecultBA

http://www.cultura.ba.gov.br

====================================

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

Gabinete do Secretário Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia

Decoração São João Pelô 2014. Foto Tatiana Azeviche - Setur

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s