adeus a Omar Sharif __

Posted: June 17, 2016 in jornalismo, __ obituário

 

Morre Omar Sharif; saiba 10 curiosidades sobre o ator

Omar Shariff

 O galã Omar Sharif morreu nesta sexta-feira, aos 83 anos, no Cairo. Ele estava com Mal de Alzheimer e sua saúde vinha piorando nos últimos meses. Conhecido por seus papéis em “Doutor Jivago” e “Lawrence da Arábia”, o ator foi indicado a um Oscar, mas nunca levou a principal estatueta do cinema mundial. (Mas levou o Globo de Ouro por suas atuações nos dois filmes citados). Confira fatos e curiosidades sobre o ator:
1 – Sharif era egípcio e seu verdadeiro nome era Michel Shalhoub. Ele adotou o nome Omar Al Sharif quando se converteu ao Islamismo para se casar com a atriz Faten Hamama, com quem teve Tarek Sharif.
2 – Tarek Sharif faz a versão jovem (8 anos) do Doutor Jivago no filme homônimo.

Dr. Jivago

3 – Omar Sharif, apesar de ator consagrado, era formado em Matemática e Física pela Universidade do Cairo.
4 – O ator se separou de Faten Hamama em 1974 e nunca mais se casou. Disse em uma entrevista anos depois que ela foi seu único e verdadeiro amor.
5 – Sharif, apesar de muito conhecido por clássicos hollywoodianos, começou no cinema egípcio: seu primeiro filme foi Siraa Fil-Wadi, em 1954.
6 – O ator era conhecido como um dos melhores jogadores de bridge (um jogo de cartas) e chegou a escrever uma coluna sobre o tema nos anos 70 e 80 para o Chicago Tribune, além de ter escrito livros a respeito e ter licenciado seu nome para um jogo de computador, “Omar Shariff Bridge”. Em 2006 ele disse ter largado o jogo. “Decidi não ser escravo de mais nenhuma paixão além do meu trabalho. Tive muitas paixões, o bridge, cavalos, outros jogos. Agora quero ter outro tipo de vida, ficar mais perto da minha família, pois não doei a eles tempo suficiente.”
7 – Omar Shariff era fluente em inglês, árabe, espanhol, grego e francês.
8 – O ator chegou a fumar 100 cigarros por dia. Por conta disso teve um infarto nos anos 90 e precisou de uma cirurgia. Deixou de fumar depois disso.

Lawrence da Arábia

9 – Quando assinou o contrato para fazer “Lawrence da Arabia”, o acordo eer para fazer sete filmes por US$ 15 mil cada, convencido pelo produtor Sam Spiegel de que era o cachê padrão da época. Entre os outros seis filmes deste contrato estão “Doutor Jivago” e “Genghis Khan”.
10 – Disse que parou de fazer filmes porque teve que gravar muita porcaria. “Estava sempre endividado.” “Prefiro jogar bridge a fazer filmes ruins”.

Recomendado Para Você: http://widgets.outbrain.c

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s