plenária cult: cec __

Posted: June 14, 2016 in comunicação, Conselho Estadual de Cultura

Políticas culturais após a ruptura democrática
serão tema de palestra em evento do Conselho de Cultura
Na próxima quinta-feira, 16, a cidade de Juazeiro sediará a Sessão Plenária do Conselho Estadual de Cultura. O evento acontecerá no Centro de Cultura João Gilberto, a partir das 9 horas, com a palestra de abertura do gestor cultural Pedro Vasconcellos, ex-diretor de políticas culturais do Ministério da Cultura (MinC). O palestrante apresentará como as políticas culturais foram executadas nos últimos 13 anos, além de contextualizar com os impactos diante do atual cenário político.
“Apresentarei um histórico das políticas culturais no Brasil nos últimos 13 anos. Irei também confrontar com o projeto de nação simbolizado por Michel Temer: o Brasil potência criativa versus o Brasil da volta à idade das trevas”, comenta o gestor cultural. Intitulada “Políticas culturais em tempo de exceção: o que muda após a ruptura democrática”, a palestra dará início ao evento que deverá receber agentes culturais, artistas e dirigentes de cultura de, pelo menos, três territórios de identidade cultural (Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru e Itaparica).
Vasconcellos reforça a importância desse debate político em cidades do interior, em especial na Bahia. “É um estado constitutivo da cultura e da identidade nacional. A reflexão sobre o Brasil que construímos até aqui, e o que pode ser desconstruído agora, é um debate estratégico para toda a sociedade brasileira, especialmente para nós, fazedores de cultura, e os que executam suas ações na Bahia”, assinalou.
O gestor cultural ressalta ainda como esse diálogo se torna importante à medida que é provocado pelo Conselho Estadual de Cultura. “As instâncias de participação social refletem a diversidade do tecido social em diversas áreas do conhecimento. Quanto mais aprofundamos as reflexões com elas, mais apurado fica o olhar desses agentes para enfrentar os desafios do nosso complexo momento político e da sociedade brasileira atual”, finalizou.
Além da palestra de Pedro Vasconcellos, era prevista a participação do ex-ministro da Cultura Juca Ferreira. No entanto, por motivos de agenda, o ex-ministro não poderá estar presente no evento.
No turno da tarde, a Sessão Plenária começa às 14 horas, em um debate com integrantes do Conselho. Serão discutidos os sistemas de cultura no âmbito estadual e municipal, com discursos focados na importância de fortalecer as políticas culturais no interior da Bahia. “Será um dia de mobilização a favor da Cultura”, pontua o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo Ribeiro.
CURRÍCULO – Pedro Vasconcelllo atuou no Ministério da Cultura entre 2013 e 2016, onde assumiu o cargo de diretor de políticas culturais. Foi diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. Trabalhou como coordenador-geral da Teia da Diversidade em 2014, evento com 3,5 mil participantes de Pontos de Cultura e de grupos da diversidade brasileira. De junho de 2010 até dezembro de 2012, foi secretário Municipal de Cultura de São Leopoldo (RS), tendo sido responsável pela Secretaria-Geral do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas. Também foi coordenador da Casa Cuba do Fórum Social Mundial 10 anos, em janeiro de 2010.
SERVIÇO
O que: Sessão Plenária do Conselho Estadual de Cultura
Onde: Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, na Rua José Petitinga, s/n.
Quando: 16 de junho, em dois turnos (9h às 12h e das 14h às 18h)
Entrada gratuita

casulo secult

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s