moc __

Posted: June 11, 2016 in capacitação, cidadania

Nº 509 : 10 de junho de 2016 : Feira de Santana-BA

 

CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
Caravana entrega em Valente tecnologias de convivência com o Semiárido
Com a participação do MOC, na manhã desta quinta-feira (9), a Caravana Estadual da Justiça Social entregou na Casa do Agricultor Familiar, município de Valente, 3.931 estruturas hídricas para produção e consumo, implementadas pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social. Na oportunidade também foram entregues ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Aquisição de Leite (PAA-Leite), que beneficiam pequenos produtores rurais dos municípios de Conceição do Coité, Valente, Biritinga e Santa Luz. Durante a programação a diretora do MOC e agricultora familiar, Terezinha Santos, fez a entrega de um termo simbólico em nome das famílias que receberam tecnologias sociais para convivência com o Semiárido. Saiba mais no site do MOC.
PARCERIA
APAE de Feira recebe amigos e convidados para a ?1ª Mostra de Costura da APAE?
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Feira de Santana realizou na manhã deste 10 de junho, a ?1ª Mostra Costura APAE? com peças confeccionadas pelas alunas da oficina de corte e costura promovida pelo Projeto ?Clube de Mães: uma alternativa sustentável?. O evento aconteceu na sede da instituição, com desfiles, exposições e comercialização das peças, além de apresentações culturais, tudo com o envolvimento de mães, alunos e equipe da entidade. A Mostra contou com o apoio do Movimento de Organização Comunitária ? MOC, do Cesol Portal do Sertão, Senai e de outros parceiros. Continue lendo no site do MOC.
AGRICULTURA FAMILIAR
IV Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido
O Movimento de Organização Comunitária (MOC) participou do IV Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido, que aconteceu de 06 a 09 de junho deste, na sede do BANESE em Aracajú (SE) representado pelo técnico Edcarlos Almeida, do Programa Água, Produção de Alimentos e Agroecologia (PAPAA). O Encontro teve como tema: ‘Guardiões da biodiversidade cultivando vidas e resistência no Semiárido’ e destacou a rica cultura de saberes e sabores de povos da região Semiárida. O evento reuniu 300 agricultores e agricultoras familiares dos nove estados do Nordeste e também de Minas Gerais, de territórios incluídos na região semiárida. Promovido pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) – uma rede formada por mais de três mil organizações envolvidas com as temáticas da agricultura familiar de base agroecológica e convivência com o Semiárido – teve como objetivo promover o intercâmbio de agricultores e agricultoras na produção e disseminação de conhecimentos e experiências para a convivência com o Semiárido, bem como fortalecer e valorizar o papel das famílias agricultoras e de suas comunidades enquanto guardiãs de sementes crioulas, assim como das estratégias de gestão coletiva de sementes por meio das casas e bancos de sementes comunitários.
POR UM SERTÃO MAIS JUSTO
Em Água Fria comunidades homenageiam o MOC
Nessa terça (07) famílias de agricultores/as, Associações e o Sindicato de Trabalhadores/as da Agricultura Familiar de Água Fria, agradeceram ao MOC ali representado pelos técnicos Jutaí Lima e Julian Firmo, pelos trabalhos realizados e o apoio junto às comunidades, onde foram construídas 1083 cisternas de placas para o consumo humano com capacidade de armazenar 16 mil litros de água. Com a presença de 145 famílias a homenagem aconteceu na comunidade de Gameleira durante uma reunião de assinatura do Termo de Encerramento do projeto de primeira água, desenvolvido pelo MOC com a parceria do BNB/MDS. Na oportunidade foi feito um debate sobre políticas públicas, continuidade dos programas sociais e sobre a luta por um sertão mais justo.
GRITO DOS EXCLUÍDOS
Começam as articulações para o 22? Grito dos Excluídos
Representando o Movimento de Organização Comunitária – MOC a coordenadora pedagógica da instituição, Vandalva Oliveira, participou nesse dia 04 de junho em Feira de Santana, de reunião com articuladores e articuladoras do 22º Grito dos Excluídos Brasil. Neste ano o Grito defende o lema ?Este sistema é insuportável: exclui, degrada, mata!? e tema ?Vida em primeiro lugar?, que surgiu a partir de uma afirmação do Papa Francisco. As manifestações do Grito dos Excluídos acontecem na Semana da Pátria, com ponto máximo no dia 07 de Setembro – Dia da Independência do Brasil.
GÊNERO
Acesso à Justiça para mulheres em situação de violência foi tema de seminário em Salvador
A Defensoria Pública do Estado da Bahia ? DPE/BA promoveu nesse 03 de junho o Seminário ‘Política Pública de Acesso à Justiça para Mulheres em Situação de Violência: contexto atual e perspectivas’ que contou com a participação do MOC representado pelas técnicas Ana Paula Duarte, do Programa de Educação do Campo e de Cátia Sousa e Ádila da Mata, do Programa de Gênero. Na pauta palestra, oficina e debate com assuntos relacionados à área, como gênero, políticas públicas de enfrentamento à violência e atuação da mulher no sistema de Justiça. O evento aconteceu na Escola Superior da instituição ? Esdep.
Visite-nos nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/moc
Site: http://www.moc.org.br
AGENDE-SE PARA ATIVIDADES NOS PRÓXIMOS DIAS:
17 de junho
Ato Municipal ?O Campo com Gente e com Direitos-em defesa da política de convivência com o Semiárido?, no Ginásio de Esportes em Riachão do Jacuípe, a partir das 08 horas.
20 de junho
Dia de estudos com equipe técnica do MOC, em Feira
28 de junho
Reunião do GT.Com, na sede do MOC.
ruy garcez_por em salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s