Geledés

Posted: June 9, 2016 in ativismo, cidadania

 GeledésPortal Geledés
Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.
Deshauna Barber: A Miss EUA 2016 éaNegra!
Não Estamos Bem – A saúde mental da pessoa negra
Racismo em Português, o lado esquecido do colonialismo
Ítalo, o menino de 10 anos baleado na cabeça por um PM, queria ser cantor. Por Mauro Donato
Narrativas de um lugar de fala
10 motivos para não ter uma Hermione negra
Estupro, ato político
JK Rowling defende nova Hermione negra: “Idiotas serão sempre idiotas”

Africanos temem perda de espaço no novo governo brasileiro
Contrução identitário e a importância da educação das relações étnico-raciais na infância
Tolerância e políticas afirmativas são chave para enfrentamento do racismo no Brasil, sugere estudo
As belas razões pelas quais estas mulheres amam de usar hijab
Conselheiro tutelar: “a tem ‘mas’, nenhuma pessoa merece ser estuprada”.Deshauna Barber2
Deshauna Barber: A Miss EUA 2016 é Negra!
Deshauna Barber, que é tenente do exército americano, venceu o concurso, realizado no domingo, 5, em Las Vegas por Victor Hugo Camara no EGO A representante do Distrito de Columbia, mais conhecido como o estado de Washington, foi eleita a Miss Estados Unidos 2016. Deshauna Barber competiu com outras 51 candidatas e foi a vencedora do … 
Leia mais »
engraved-illustration
Não Estamos Bem – A saúde mental da pessoa negra
Projeto Não Estamos Bem discute como o racismo afeta o cotidiano de pessoas negras no Brasil Enviado para o Portal Geledés pelo projeto Não Estamos Bem Com o objetivo de expor os danos causados à saúde mental por conta do racismo e acolher pessoas negras neuroatípicas ou não, o projeto colaborativo Não Estamos Bem surge com uma proposta transmidiática, no …
Leia mais »
Racismo em Português, o lado esquecido do colonialismo 
racismo-y-machismo-3-728Mais do que fazer julgamentos sobre se o que as pessoas contaram estava certo ou errado, interessou ouvir o que os africanos sentem e como olham para a discriminação racial exercida pelos portugueses durante o colonialismo, que cicatrizes permanecem. Pré-publicação. Por JOANA GORJÃO HENRIQUES, do Público  Quando me perguntam por que razão me interesso pelas questões … Leia mais »
Ítalo, o menino de 10 anos baleado na cabeça por um PM, queria ser cantor. Por Mauro Donato share on Twitter Google Plus One Buttonenterro-italo-3
Viralizou na internet nos últimos dias um bilhete de um pai para sua filha: por : Mauro Donato, do DCM “Catarina, filhota, a partir de hoje todos os dias vou mudar a senha do wifi de casa. Para receber a senha de hoje precisas arrumar o quarto e lavar a louça. Papai que te adora.” … 
Leia mais »
cidinha Narrativas de um lugar de fal
Cidinha da Silva lança livro a partir de um olhar afrocentrado e discute o valor da representatividade negra Por JOYCE ATHIÊ, do O Tempo  Curioso observar que, logo após o encerramento do Festival Internacional de Teatro Palco e Rua (FIT-BH), em uma edição marcada pela ausência de trabalhos do teatro negro, deu-se início a Mostra Benjamin … 
Leia mais »

10 motivos para não ter uma Hermione negra

negra-hermione-1050x525

Lembra que contamos aqui sobre um fato incrível (e polêmico) sobre o elenco da peça “Cursed Child”, escrita por J.K Rowling para dar continuidade à história contada na saga Harry Potter? Sim! A atriz que interpretará Hermione Granger mais velha, 19 anos depois da Batalha de Hogwarts, é Noma Dumezweni. Uma mulher negra. por Caroline Gomes no Ovelha … Leia mais »
estupro2-485x322Estupro, ato político

Retrospecto histórico da violência machista revela: cultura da mulher como objeto vem do escravismo e é alimentada até hoje por elites que jamais saíram da Casa Grande Por Inês Castilho, do Outras Palavras   A cada 11 minutos uma mulher ou menina é estuprada nalgum lugar do Brasil, por um ou mais homens. Numa cidadezinha … Leia mais »
JK Rowling defende nova Hemione negra: “Idiotas serão sempre idiotas”

hermione negra Começam amanhã, em Londres, as apresentações públicas da peça “Harry Potter and the Cursed Child” no DN.pt JK Rowling, a autora dos livros de Harry Potter, revelou a sua estupefação perante as reações de “um monte de racistas” que criticaram o facto de a atriz Noma Dumezweni ter sido escolhida para interpretar a Hermione adulta … Leia mais »Africanos temem perda de espaço no novo governo brasileiro

kabengele-stf Sinais de que o novo ministro das Relações Exteriores, José Serra, poderá fechar embaixadas e consulados na África preocupam diplomatas e acadêmicos brasileiros e africanos, que temem a anulação de ganhos obtidos na última década e alertam para possíveis prejuízos a ambições internacionais do Brasil. Por João Fellet, do BBC Logo ao assumir a pasta e … Leia mais

»Contrução identitário e a importância da educação das relações étnico-raciais na infância
Racismo-na-infancia Os espaços de educação infantil são característicos pela ampliação do convívio social, que deixa de ser prioritariamente a família e estende-se aos colegas e profissionais da escola. Esse contato proporciona à criança uma gama de relações sociais com seus pares e com adultos, com diferentes subjetividades, etnias, gêneros e identidades, relações essas que somam grande … Leia mais »

Tolerância e políticas afirmativas são chave para enfrentamento do racismo no Brasil, sugere estudo
Sala de Aula da FAU Pesquisa da Faculdade de Educação (FE) da USP analisa o envolvimento de professores brancos com a educação das relações étnico-raciais Por Denis Pacheco, do Ecodebate  O pequeno aumento da porcentagem dos que se autodeclaram negros, registrado pelo IBGE em 2014, pode sinalizar um futuro de melhor convivência entre essa parcela da população e os que … Leia mais »
As belas razões pelas quais estas mulheres amam de usar hijab
o-SUMAIYA-BANGEE-570 Recentemente o New York Times publicou um “guia” de lenços de cabeça muçulmanos. O artigo quis lançar luz sobre um conceito islâmico que promove a modéstia, mas as imagens que acompanhavam o artigo mostraram estilos de lenço específicos de alguns poucos países, e todas as silhuetas eram sem rosto. Por Yasmin Nouh, do Huffington Post   Esse … Leia mais »
Conselheiro tutelar: “Não tem ‘mas’, nenhuma pessoa merece ser estuprada”.
000500342 Rodrigo Mancha, o conselheiro tutelar que recebeu a denúncia do estupro da menina de 16 anos, se manifestou em suas redes sociais sobre o caso: “Senhores, ESTUPRO É INJUSTIFICÁVEL! ‘Mas ela namorava traficante, mas ele gostava de frequentar boca de fumo, mas mas mas’, NÃO TEM ‘MAS’!, ela pode andar pelada, usar todas as drogas … Leia mais »
Copyright © 2016 Geledés Instituto da Mulher Negra
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no Portal Geledés.
Geledés Instituto da Mulher Negra
Rua Santa Isabel 137 – 4º andar

angelphoto, by muller

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s