moc __

Posted: May 28, 2016 in capacitação, cidadania

EDUCAÇÃO DO CAMPO
MOC realiza em Feira intercâmbio com crianças e adolescentes do Semiárido
Aproximadamente 130 pessoas entre crianças, adolescentes e educadores/as de comunidades rurais de municípios do Semiárido baiano participaram neste 25 de maio do ‘VII Intercâmbio de Troca de Saberes Entre Crianças e Adolescentes de Escolas do Campo do Semiárido Baiano’, organizado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC). Segundo Vera Carneiro, coordenadora do Programa de Educação do Campo Contextualizada ( PECONTE) o objetivo principal do evento é intercambiar e avaliar os saberes de crianças e adolescentes das escolas do campo na dimensão da educação contextualizada e para convivência com o Semiárido. O intercâmbio que também contou com a presença de representantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Feira de Santana aconteceu no Centro Social Urbano (CSU), município feirense, com uma programação recheada de atividades lúdicas, divertidas, contação de história, oficina de educação biocêntrica ministrada por Dilma Souza, trabalhos em grupos e apresentação teatral representada por crianças contando a história do Sertão e sobre suas comunidades, em sua maioria rurais. Continue lendo no site do MOC.
SEGURANÇA ALIMENTAR
Programa Sementes do Semiárido é avaliado em Recife
Nos dias 24 e 25 de maio, os coordenadores/as das organizações participantes do Programa Sementes do Semiárido se reuniram em Recife, capital pernambucana, para uma Oficina de Avaliação do Programa. Representando o MOC, a coordenadora do Projeto na instituição, Ana Dalva Santana. Vinte e duas organizações executam o Programa Sementes do Semiárido em 09 estados brasileiros, que conta com apoio da Actionaid. Há, no Brasil, um contexto de prevalência de políticas públicas orientadas para distribuição de grandes volumes de sementes de poucas espécies. O Programa Sementes do Semiárido, realizado em 202 municípios de todo o Semiárido, permitiu a valorização dos conhecimentos sobre as sementes crioulas (sem transgenia) e essa recuperação é uma ação de enfrentamento a um projeto de desenvolvimento do agronegócio que nega esse saber tradicional para dar lugar a uma linha de indústria agrária.
ECONOMIA SOLIDÁRIA
Empreendimentos Econômicos Solidários participam de oficina de panificação
Representantes de 24 Empreendimentos Econômicos Solidários filiados à Arco Sertão Central, integrantes de associações e cooperativas dos municípios de Biritinga, Conceição do Coité, Valente, Nova Fátima, Araci, Água Fria, Ichu, Retirolândia, Serrinha, Santaluz, Barrocas, Tucano, Valente, e Pé de Serra, participaram nestes 24 e 25 de maio de mais um curso de qualificação da produção. A oficina em panificação aconteceu em Serrinha, no Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Representando o MOC que assessora esses empreendimentos, Gisleide do Carmo, coordenadora do Programa de Fortalecimentos dos Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES) da instituição.
AGRICULTURA FAMILIAR
Crianças trocam experiências sobre agricultura familiar em Araci
Crianças, pais, educadores/as e membros da comunidade de Fubá, município de Araci, participaram nessa segunda, 23 de maio, de oficina para construção de horta escolar na Escola Comunitária do Fubá. A atividade foi realizada pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) como o apoio a instituição internacional Terre des Hommes Suisse (TDH), que atua na defesa e promoção dos direitos das crianças. A atividade é uma das ações do projeto Construindo Saberes para a Garantia de Direitos à Educação Contextualizada e teve como objetivo reunir o grupo para discutir sobre agricultura familiar, agroecologia e desenvolvimento sustentável. A oficina trabalhou também sobre a questão das hortas, enquanto instrumentos pedagógicos para trabalhar temáticas ligadas à convivência com o semiárido e ao meio ambiente. O evento contou com a presença da coordenação nacional do TDH, na pessoa de Luciana Pinto e dos técnicos Ana Paula Duarte, Mateus Lima e Francisco Carvalho, do MOC. Continue lendo no site do MOC.
EMPREENDEDORISMO FEMININO
Inscrições para o Projeto Empodera até 31 de maio
O Instituto Lojas Renner, em parceria com a ONU Mulheres, abriu inscrições para o Projeto Empodera. A ação visa o financiamento de iniciativas que tenham como foco o empreendedorismo das mulheres. Poderão participar organizações e grupos produtivos legalmente constituídos há mais de dois anos, que sejam liderados por mulheres (parcial ou integralmente). Serão disponibilizados 1 milhão de reais para apoiar as iniciativas selecionadas. Cada projeto selecionado receberá recursos no valor de até 60 mil reais, que serão gerenciados pelo Baobá – Fundo para Equidade Racial, com prazo de execução de até nove meses. Além do recurso financeiro, os projetos ainda receberão um acompanhamento da gestão dos empreendimentos, com capacitação voltada para as questões de relações de trabalho, empoderamento das mulheres e igualdade de gênero. As inscrições podem ser efetuadas no site da instituição até 31 de maio de 2016.
CODES SISAL
MOC participa da primeira reunião da nova diretoria do CODES SISAL
A primeira reunião da nova diretoria do CODES SISAL aconteceu nesse 25 de maio, no auditório da FATRES, em Valente, com a participação de Nayara Cunha, integrante do Conselho de Administração do CODES e coordenadora do Programa de Comunicação do MOC. Dentre outros debates a comunicação do CODES e a requalificação do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável (PTDS) com estabelecimento de metodologia para construção do documento e mobilização, e ainda a consultoria para sua revisão. A revisão visa sistematizar estratégias apontadas por entidades territoriais para a promoção do desenvolvimento, através do acesso as políticas públicas. Na oportunidade, o GT de Juventude fez a apresentação de projeto PROINF 2016.
Visite-nos nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/moc
Site: http://www.moc.org.br
AGENDE-SE PARA ATIVIDADES NOS PRÓXIMOS DIAS:
14 de junho
Dia de estudos com toda a equipe do MOC, em Feira
17 de junho   Feira Agroecológica, em Santaluz

Obama -at beach __

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s