geledés __

Posted: May 28, 2016 in ativismo, capacitação, cidadania

fd640308-0a45-4544-bd0e-fb7cef2d4586Considerações sobre o estupro coletivo no Rio de Janeiro
Eu li vários textos sobre o estupro coletivo no RJ e boa parte deles focam no apoio à vítima, na denúncia dos estupradores e na importância do feminismo. Eu gostaria de dar um foco na comunidade. Enviado por Sthéfani Luane via Guest Post para o Portal Geledés Se a comunidade acredita que a menina merece ser … Leia mais »
O silêncio dos evangélicos no caso do estupro coletivo da adolescente. Por Hermes Fernandeshermes fernandes
Ao deparar com a triste notícia da adolescente estuprada por mais de 30 homens numa comunidade do Rio (bem próxima da minha casa), confesso que perdi o chão. Quis externar minha indignação (não sei se deveria chamá-la de santa), e usei as redes sociais para isso. Tive que me conter para não dizer uns impropérios. Não … Leia mais »
José Trajano critica a ESPN por convidar Danilo Gentili para o “Bate-Bola”josetrajano
O tradicional “Linha de Passe”, da ESPN Brasil, ofereceu um momento diferente aos espectadores na noite de sexta-feira (27). Abrindo o programa, José Trajano ofereceu solidariedade às mulheres vítimas de estupro no Brasil e apoio à campanha pelo fim da “cultura do estupro”. Por Mauricio Stycer, do UOL Em seguida, dizendo representar um grupo na ESPN, … Leia mais »
Parlamentares britânicos condenam afastamento de Dilma: ‘insulto à democracia’
sosuk
Em carta aberta publicada no The Guardian, 20 políticos britânicos repudiam afastamento de presidente brasileira e criticam governo interino de Michel Temer Do Opera Mundi Nesta quinta-feira (26/05), 20 políticos britânicos condenaram o afastamento da presidente brasileira, Dilma Rousseff, o que classificaram como “um insulto à democracia“. Em carta aberta publicada no jornal britânico The …
Leia mais »
A xenofobia e sua ligação com o etnocentrismo.
xenofobia
Ao decorrer das gerações, alguns grupos étnicos se elevaram em relação a outros menos favorecidos economicamente e tecnologicamente. Com a ascensão e o poder destes grupos, demais etnias e culturas começaram a ser menosprezadas, tornadas como ridículo ou motivo de ódio. Tomando como base a realidade atual mundial, podemos fazer uma analogia e dizer que … Leia mais »
Alvo de escracho, FHC foge de evento em Nova York/a
000366089Considerado golpista por intelectuais brasileiros e latino-americanos, por seu apoio ao governo provisório de Michel Temer, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso teve de cancelar sua participação neste fim de semana num debate em Nova York, no 34º Congresso Internacional da Associação de Estudos Latino-Americanos; FHC foi alvo de uma petição de 499 intelectuais que pediam o … Leia mais »
9 coisas que você faz que perpetuam a cultura do estupro
moda
Não adianta falarmos só do estupro, crime, tipificado no Código Penal. Por ANNA HADDAD, do Comum Precisamos falar de uma cultura inteira que constrói no dia a dia a possibilidade dessa violação de direitos – a mais tolerada do mundo. De uma cultura que diz, de várias formas sutis, que o corpo da mulher não é …
Leia mais »
ONU convida sociedade civil para consulta pública sobre Década Internacional de Afrodescendentes
Convite_Oficina_Afrodescendentes1
O objetivo é conhecer melhor as linhas de ação, atividades e abordagens da sociedade civil de forma a ajudar a identificar desafios e traçar estratégias de atuação das Nações Unidas para a Década Internacional de Afrodescendentes da ONU (2015-2024). Contribuições podem ser enviadas até o dia 16 de junho. Do ONU BR As Nações Unidas convidam … Leia mais »
Gente Nova – Direitos Humanos em 2 minutos
direitos humanos em 2 minutosFoi ao ar no início desta semana o primeiro vídeo de uma série de doze do projeto Direitos Humanos em 2 minutos (DH2). A ideia é explicar, de forma acessível, temas como racismo, migração, direitos territoriais, mudanças climáticas, mobilidade urbana, entre outros. no DH2 A iniciativa da Desvio Produções em parceria com o Instituto de Estudos … Leia mais »
5 coisas que aprendi sendo uma mulher negra com depressão
Black woman crying
Quando fui diagnosticada vários anos atrás com ansiedade e transtorno bipolar tipo II, pensei que meu mundo iria acabar. Já me sentia isolada, mas agora tinha de lidar com mais este estigma: o peso e a realidade de ser uma mulher negra com um problema mental. Por Zeba Blay, do Huffington Post Não sabia se …
Leia mais »
Advogados afirmam que ‘Quem compartilha vídeo de estupro também comete crime’
estupro coletivo 30 hemens
O vídeo de uma adolescente que sofreu um estupro coletivo no Rio viralizou nas redes sociais nos últimos três dias. As imagens, que mostram a garota nua e desacordada após ter sido estuprada foram divulgadas em larga escala no Twitter, Facebook e WhatsApp. no BBC Advogados especialistas em crimes cibernéticos ouvidos pela BBC Brasil afirmaram … Leia mais »Masculinidade e Cultura do Estupro
Cultura do Estupro
Na terça-feira, dia 24/5, um vídeo é compartilhado no WhatsApp e começa a viralizar. Trata-se de um estupro coletivo executado por 30 homens onde a vítima era uma menina de 17 anos. Rapidamente a notícia viralizou em diversas mídias sociais. Numa lógica doente de disseminação do horror, milhares de “inocentes” neste momento veem o vídeo … Leia mais »>
Johnny Depp acusado de violência doméstica e proibido de se aproximar da mulher Amber Heardjonny depp
Um tribunal de Los Angeles decretou esta medida depois de Amber Heard ter pedido o divórcio. no Pública Pt O actor norte-americano Johnny Depp foi proibido esta sexta-feira por um tribunal norte-americano de se aproximar da sua mulher, Amber Heard, que pediu o divórcio e o acusa de violência doméstica. Segundo um porta-voz do tribunal … Leia mais »
Negro entra em máquina de lavar e sai branco em comercial racista na China
racismo na china
A propaganda da empresa chinesa de sabão Qiaobi vem sendo acusada de racismo explícito e plágio por Bruna Lardelli no Metrópolis Um comercial de sabão e alvejantes para roupas da marca chinesa Qiaobi está causando revolta pelo conteúdo racista. A analogia entre cor e a sujeira é claramente explicitada quando um rapaz negro é colocado em …
Leia mais »
Mulheres negras são maioria, mas ainda sofrem com preconceito
Like Mulheres negras são maioria, mas ainda sofrem com preconceito on Facebookshare on TwitterGoogle Plus One Button
image00119
Em 2009, as mulheres negras correspondiam a cerca de um quarto da população brasileira. Na ocasião, eram quase 50 milhões de mulheres em uma população total de 191,7 milhões de brasileiros (o número hoje já passa dos 200 milhões). por Camila Botto, do Feminino e Além Do total de mulheres, 50% eram negras e 49,3% eram …
Leia mais »<
Polícia Civil e UFG investigam ranking da ‘pegação’ dos estudantes
Like Polícia Civil e UFG investigam ranking da ‘pegação’ dos estudantes on Facebookshare on TwitterGoogle Plus One Button
ranking da pegação2
A Polícia Civil de Goiânia vai investigar o crime de racismo entre estudantes que divulgaram nas redes sociais uma lista que classifica as mulheres de acordo com suas características físicas. O “ranking da pegação”, como chamam os universitários, cita as negras como “pretinha bonitinha” e “preta feia” e outras mulheres como “gostosa gata”. no DM …
Leia mais »
No Dia da África clamo por liberdade aos africanos

Icaro C.Geverton Lima

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s