agro news __

Posted: May 20, 2016 in ação social, agricultura_seagri

Secretário da Agricultura debate com produtores e deputados aumento de tarifa de água em Juazeiro
A tarifa de água da adutora de Mineração Caraíba e a situação dos produtores do entorno do Lago de Sobradinho, foram os temas debatidos na Audiência Pública da Comissão da Agricultura da Assembleia Legislativa (Alba), realizada na Câmara dos Vereadores do município de Juazeiro, nesta quarta-feira (18). O foco das discussões foi a situação da população que depende diretamente do abastecimento de água proveniente da Adutora Caraíba. Os produtores que utilizam a água fornecida pela Mineração Caraíba questionam o aumento da tarifa.“Precisamos construir um entendimento, mostrando à população a necessidade de manter uma convivência harmônica com a Mineração, e esta audiência é o momento e local ideal para intensificar as discussões”, afirmou o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.
Bonfim ressaltou ainda, “que é necessário ter consciência na elaboração de propostas possíveis de serem realizadas, para que o problema não se prolongue ainda mais. Minha proposta é de mantermos um fórum permanente, integrado pela Mineração, os secretários da Casa Civil e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), e nos reunirmos na próxima semana em Salvador, visando discutir possíveis resoluções e leva-las ao governador Rui Costa”.

Há 40 anos presente na região, a Mineração Caraíba, através da adutora, bombeia água do rio São Francisco para a exploração de minérios. Do total da água captada, 30% é destinada à mineração, 50% direcionada para os produtores e 20% abastece parte das cidades de Uauá, Curaçá, Juazeiro, Andorinha, Jaguarari e Monte Santo, esta última com carro pipa.
“A Mineração está aberta para discutir uma solução viável. O objetivo da empresa é contrair lucro através da produção de cobre e não do abastecimento de água. O aumento das tarifas vem sendo postergado desde 2012, e neste momento foi inevitável o reajuste. Temos uma estrutura pronta para ser ampliada, que vai beneficiar a todos os produtores e a Mineração, para ser efetivada de forma equilibrada”, esclareceu o gerente de manutenção, representante da Mineração Caraíba, Jacinto Nunes.
O secretário da Agricultura salienta que “sabemos da angústia e necessidades dos produtores por uma solução imediata, mas a resolução deve acontecer em três momentos: a curto prazo, é preciso mitigar os efeitos do aumento da tarifa; num segundo momento, deve-se encontrar a forma adequada, para realizar a ampliação da extensão de abastecimento da adutora, estendendo o fornecimento de água aos produtores que não estão sendo atendidos, e por último, a longo prazo, encontrar um meio para que a adutora continue funcionando, quando a Mineração encerrar suas atividades na região, em 2025”.
Vapor do Vinho  – As atividades do secretário Vitor Bonfim no município de Juazeiro foram finalizadas com o Vapor do Vinho, roteiro enoturístico desenvolvido com a parceria do governo do Estado, no Vale do São Francisco. O passeio leva os visitantes para conhecerem a beleza do Lago de Sobradinho – segundo maior lago artificial do mundo – e a produção de vinhos da região AscomSeagri – 18 de maio de 2016  Viviane Cruz  – DRT-BA 4735 71.3115.2794 / 3115.2737/2767/ 98718.2872

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s