__hq: cult ! __

Posted: April 28, 2016 in roteiro _ programação

Water CarrierEmile GerardCidade-Motor, HQ baiana sobre um futuro nem-tão-distante, é lançada na sexta (29)
A HQ Cidade-Motor, assinada por Camilo Fróes, Moreno Pacheco e Bruno Marcello, tem laçamento baiano na sexta-feira, dia 29, na RV Cultura e Arte – Avenida Cardeal da Silva, 158, Rio Vermelho –, às 18 horas.

O projeto é publicado pelo selo editorial da RV Cultura e Arte, que aposta no talento de autores baianos e na força de histórias locais, e é apoiado pelo Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz).
Em Cidade-Motor, a primeira incursão dos autores pelo mundo dos quadrinhos, uma Salvador distópica se torna pano de fundo para uma narrativa policial onde os carros viraram casa, o trânsito virou a vida, e a cidade se transformou em via para automóveis.


Nesse ambiente, o destino do policial Celso secruza com o de Moema, jovem da classe média empobrecida. E o desfecho desse encontro passará pelas mãos de um grupo radical clandestino que busca medir forças com o poder público de um futuro nem-tão-distante.As experiências de trânsito dos roteiristas Camilo Fróes e Moreno Pacheco foram ponto de partida para a criação de uma cidade futurista dominada por automóveis, onde a disputa de espaço e de poder que acontece nas vias públicas ganha uma nova importância. Uma crônica que supera o presente, com doses de governo corrupto, periferia pobre e personagens tentando encontrar e manter alguma ordem em meio ao caos. Graficamente, a>Cidade-Motora apresenta ao leitor o traço ágil de Bruno Marcello e as ilustrações impactantes de Tulio Carapiá, artista convidado, que juntos conferem objetividade e potência a narrativa.
Sobre os autores – Camilo Fróes é produtor cultural, e nos últimos nove anos atua como DJ à frente do “Baile Esquema Novo” e outros eventos. Junto com Vinicio de Oliveira Oliveira criou em 2004 “A Outra Companhia de Teatro”, onde produzia, atuava e escrevia, até 2010. Em 2012 apresentou e roteirizou o projeto “Mê de Música”, um programa para web sobre a música da Bahia. Ávido leitor de HQs, há cinco anos assumiu a bicicleta como principal meio de transporte e viu na ideia de escrever quadrinhos uma forma de também discutir trânsito e a cidade.

Moreno Pacheco é historiador e tem artigos e resenhas publicados em antologias de sua área. Esta é sua primeira HQ.
Quem conhece Bruno Marcello, já o viu empleno qualquer lugar desenhando em seu caderninho. Já desenhou de tudo: ilustrações, murais, quadros, gravuras, jogos, quadrinhos e animações. Bruno é um desenhador, desses que nunca param de desenhar, que o faz desde muito pequeno e o fará até o fim da vida.
Formado na Escola de Belas Artes da UFBa, Túlio Carapiá é designer gráfico e artista visual. Atualmente é infografista e ilustrador em um jornal de Salvador, mas já ilustrou dezenas de livros, revistas, trabalhos publicitários, além de ter suas obras autorais expostas no Brasil e no exterior.


Sobre a edição – O selo editorial RV Cultura e Arte tem como objetivo publicar obras em quadrinhos e livros de arte, inclusive teóricos. Seu catálogo conta com as HQs São Jorge da Mata Escura (Marcello Fontana e André Leal, 2011) e Billy Jackson (Victor Mascarenhas e Cau Gomez, 2013). Cidade-Motor tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: 
www.cultura.ba.gov.br
Serviço:
 Lançamento da HQ Cidade-Motor
Quando: sexta (29), às 18h Onde: RV Cultura e Arte – Av. Cardeal da Silva, 158, Rio Vermelho.
Preço de capa: R$ 19,90 Entrada gratuita
Sinopse – Uma cidade brutalmente reinventada para permanecer sempre a mesma: esta é a Salvador de finais do século 21. Um irreconhecível aglomerado de passarelas, centros comerciais, viadutos, túneis e zonas de circulação, onde veículos são ponto de partida e destino dos trajetos. Nesta distopia, os caminhos de um policial obstinado e de uma jovem da classe média empobrecida se cruzam, despertando uma das muitas tensões que crescem com a Cidade-Motor.
Informações Técnicas – 128 páginas em P&B; formato 17x25cm, com capa em supremo 250g, laminado fosco e miolo em papel couché 115g; acabamento em brochura; e tiragem total de 1000 exemplares. ISBN: 978-85-64589-02-5 27/04/2016
Assessoria de Comunicação – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Telefone:
(71) 3103-3452
Email: 
ascom@cultura.ba.gov.br
www.cultura.ba.gov.br | www.facebook.com/secultba
www.flickr.com/photos/secultba | www.twitter.com/SecultBA
Water CarrierEmile Gerard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s