cult show __

Posted: April 22, 2016 in divulgação, espetáculo

————————————–Marcelo de Tróijornalista – troimarcelo@gmail.com
55 71 981 497 007| 11 989 645 583 (Claro + Whats Up)   cultura/agenda – abril 2016
Empoderamento feminino é tema central de espetáculo de dança
Depois de passar por Madrid, Maris – É porque são de lá seus ancestrais, solo de Chris Alcântara, chega ao Teatro Gamboa, nos dias 22 e 23 de abril (sexta e sábado), às 20h.
As dificuldades das mulheres no passado e no mundo atual são temas do espetáculo Maris, solo com direção de Cláudia Parolin e atuação de Chris Alcântara.
O espetáculo contemporâneo de dança popular chega a Salvador, depois de passagens por Madrid, além de Senegal, onde a dançarina atriz realizou residência artística. “A arte contemporânea dialoga com diversas linguagens, trabalhando com as misturas, e este projeto pretende juntar danças e ritmos brasileiros com as matrizes africanas, indígenas, de influência ibérica”, explica Chris.
Com duração de 30 minutos, Maris está dividido em quatro tempos e traz a influência da diversidade de danças existentes no Brasil. “A ligação desta gestualidade de cada estado brasileiro está presente no meu trabalho”, relata a pesquisadora. “Cada manifestação contribui com um jeito próprio na minha dança. São traços das memórias e esse valor também está presente no uso de projeções de imagens com referência a mestres, símbolos, festeiros e brincantes ligados a essas danças”, completa.
Mistura de ritmos – A personagem central do espetáculo é Madalena, uma rainha que, após sofrer a perda de seus filhos para a guerra entre nações africanas, decide lutar. No campo de batalha, percebe que seu talento como dançarina também tem o poder de curar os feridos da guerra.
Nessa jornada, Madalena aprimora os movimentos de ritmos que vão do modern jazz, rap, música de pista e remix da grande variedade da cultura popular brasileira: coco, ciranda, tambor de crioula, jongo, afoxé, maracatu, samba.
“A perseguição aos cultos aos orixás pelo Estado no passado e sobre tudo hoje quando temos casos de terreiros sendo queimados por seguidores de seitas neopentecostais, mostra que, apesar das vitórias, a luta contra a discriminação é contínua e árdua”, defende a dançarina.
Além desse contexto de luta contra a discriminação, Maris é sobretudo um ato de resistência feminina contra o Capital. “Deixo evidente no espetáculo a necessidade de se combater a dupla (ou tripla) jornada, a violência doméstica, o não direito ao corpo, dentre outras amarras que nos sufocam diariamente”, finaliza a performer.
Chris Alcântara – É brincante e produtora do grupo de pesquisa em cultura popular “As Três Marias” que realiza oficinas e aulas espetáculos em diversas comunidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Idealizou e produziu no SESC RIO: Infinitamente Mulher e 30 ANOS SEM GLAUBER! Atua como focalizadora do projeto Griot para educação infantil no colégio Atibaia e é educadora de Dança Popular no projeto sociocultural “Entrando em Cena – Primeiro Ato”. Realizou apresentações do solo Maris no Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2015, realizou residência artística na École des Sables com Germain Acony, no Senegal, e em seguida apresentou Maris em Madrid (Espanha)s
Ficha técnica  Direção: Cláudia Parolin Concepção e Atuação: Chris Alcântara
Colaboração: Juliana Manhães Fotógrafa: Laura Aidar Coordenação de Produção: Chris Alcântara
Assistente de Produção e assessoria (Salvador): Marcelo de TroiFanpage Maris: clique aqui
SERVIÇO O quê: Espetáculo de dança “Maris – É porque são de lá seus ancestrais”, solo de Chris Alcântara
Quando: dias 22 e 23 de abril (sexta e sábado), às 20h  Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) Onde: Teatro Gamboa – R. Gamboa de Cima, 3 – Aflitos, Salvador (BA) – (71) 3329-2418 Informações para a imprensa: Marcelo de Troi (71) 981 497 007 / (whats) 11 989 645 583troimarcelo@gmail.com
bruno  sles secult

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s