moc __

Posted: April 20, 2016 in capacitação, cidadania

Nº 502 :: 20 de abril de 2016 :: Feira de Santana-BA
CONFERÊNCIA
MOC participa da 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente Acontecerá em Brasília, de 24 a 27 de abril deste, a 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que será um espaço de construção de propostas, cujos desdobramentos deverão ser incorporados às diretrizes da política nacional de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. A Conferência traz como tema ?Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente?, e reunirá 1187 delegados, convidados e observadores.  Eleita delegada, a coordenadora Vera Carneiro, do Programa de Educação do Campo Contextualizada do MOC e também membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CECA), e a técnica Daiane Santos, representarão o MOC no evento que tem por objetivo consolidar as iniciativas em torno da execução dos planos e políticas já existentes, estabelecer e integrar políticas ao planejamento público em uma perspectiva de dez anos. Acesse aqui e veja toda a programação, documentos e outras informações importantes. ASSEMBLEIA
Rede de Produtoras da Bahia realiza Assembleia Neste 20 de abril a Rede de Produtoras da Bahia está realizando a sua Assembleia Geral Ordinária com a eleição da nova diretoria para o exercício 2016/2018. A Assembleia acontece no Centro de Formação Comunitária (CFC), situado no bairro Papagaio, em Feira de Santana, onde funciona a sede da cooperativa. Além da eleição da nova diretoria, este é um momento de apresentar o balanço anual, apresentar o relatório das atividades desenvolvidas, inaugurar o novo espaço e celebrar as conquistas obtidas durante o ano de 2015. No espaço também acontece uma exposição dos produtos confeccionados pelos grupos integrantes da Rede. Estão presentes na atividade agricultoras familiares dos territórios do Portal do Sertão, Sisal e Bacia do Jacuípe, de diversos Empreendimentos Econômicos Solidários dos municípios de Feira de Santana, Serrinha, Biritinga, Lamarão, Barrocas, Araci, Teofilândia, Tucano, Quijingue, Conceição do Coité, Valente, Retirolândia, Santaluz, Queimadas, Riachão do Jacuípe e Nova Fátima, além de convidados.
CIRANDANDO PELOS DIREITOS
Reunião discute planejamento anual das ações do Projeto No último dia 15 de abril, aconteceu uma reunião de planejamento anual das ações do Projeto ?Cirandando pelos Direitos?, nas comunidades de Rose e Miranda, em Santa Luz, com a participação das técnicas Cleonice Oliveira e Kívia Carneiro, do Programa de Comunicação e Ana Paula Duarte, do Programa de Educação do Campo Contextualizada, do MOC. O projeto ?Cirandando pelos Direitos? é desenvolvido  pelo MOC, com o apoio do Kinder Not Hilfe ? (KNH), que busca fortalecer os direitos das crianças e dos adolescentes com foco na comunicação e participação social. COMUNICAÇÃO MOC fala sobre Comunicação Comunitária em Seminário na UNEB Coité O Movimento de Organização Comunitária – MOC, participou no último dia 15, na Universidade do Estado da Bahia, UNEB campus XIV, no município de Conceição do Coite, do Seminário na disciplina de Comunicação Comunitária que discutiu sobre Movimentos Sociais e Comunicação Comunitária. Com referência nos trabalhos desenvolvidos na área de comunicação comunitária o MOC representado pelo Programa de Comunicação, através da técnica Kivia Carneiro, foi convidado para o debate e falou da importância do tema e como o MOC tem atuado nesse segmento. A técnica também ressaltou os processos de Educomunicação como ferramenta estratégica de atuação nas comunidades sendo uma referência nos processos de comunicação comunitária que contribui no fortalecimento da democratização da comunicação.
SEMENTES CRIOULAS
Cícero Dantas sedia o I Encontro Estadual de Sementes Crioulas da Bahia ?Põe a semente na terra, não será em vão…? Com a participação do MOC e parceiros e com objetivo de fortalecer o debate sobre a importância das sementes crioulas para a soberania e segurança alimentar e nutricional dos agricultores/as familiares no Semiárido baiano, acontece até hoje, 20 de abril, o I Encontro Estadual de Sementes Crioulas da Bahia. O evento teve início nessa terça-feira (19) na sede da ARCAS, em Cícero Dantas (BA), começando com o ato público para dizer a sociedade e os governos locais que as sementes crioulas são a riqueza que alimenta o campo e a cidade. Conta com a participação dos técnicos Ana Dalva Santana, Edcarlos Almeida e Reinilton Carneiro, do Programa de Água, Produção de Alimentos e Agroecologia do MOC, além de parceiros, agricultores/as familiares, comunidade quilombola, Escola Família Agrícola, lideranças, organizações sociais, universidade e governo que participam de debates, proposições e estratégias para a política de sementes no estado da Bahia. Continue lendo no site do MOC     
GÊNERO
Fundo da ONU seleciona projetos pelo fim da violência contra as mulheres O Fundo Fiduciário das Nações Unidas de Apoio a Ações pelo Fim da Violência contra as Mulheres está com seleção de projetos aberta até 4 de maio de 2016. Poderão participar governos e organizações da sociedade civil. Será dada atenção especial a propostas de iniciativas voltadas aos direitos das mulheres, fortalecimento de liderança das mulheres e organizações de pequeno porte, entre elas as de juventude, e aquelas em condições de atender mulheres e meninas em comunidades. Serão financiados projetos de USD 50 mil (50 mil dólares) até USD 1 milhão (hum milhão de dólares), com prazo de desenvolvimento de iniciativas no período de dois a três anos. A chamada completa para apresentação das propostas de projetos, critérios, elegibilidades, requisitos e diretrizes de aplicação estão disponíveis aqui. O Fundo Fiduciário da ONU defende que as instituições financiadas tenham, no mínimo, 50% de mulheres em posição de liderança e leva em consideração a composição de gênero entre os níveis de gestão, direção e conselho da requerente. Tais instituições devem ter em seus quadros grupos discriminados, a exemplo de mulheres e jovens com deficiência, representações étnico raciais, indígenas, LGBT, refugiados e pessoas deslocadas e idosas.
PARCEIROS CODES SISAL requalifica PTDS e elege nova diretoria Ontem e hoje, 19 e 20 de abril, o Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal – CODES Sisal reúne entidades territoriais para dar seguimento ao processo de requalificação do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável (PTDS). O Plano é uma sistematização de estratégias apontadas por entidades territoriais para a promoção do desenvolvimento, através do acesso as políticas públicas. Na atividade, que conta com a participação da Conselheira Nayara Cunha, coordenadora do Programa de Comunicação do MOC, os Grupos de Trabalho debatem temas como educação, comunicação, políticas para mulheres, saúde e comunidades quilombolas, visando a promoção e a construção de políticas que atendam a diversidade territorial. Também neste dia 20 de abril, segundo dia do encontro, acontece a eleição da nova diretoria para o mandato 2016/2019. Visite-nos nas redes sociais: Facebook: facebook.com/moc Site: www.moc.org.br  AGENDE-SE PARA ATIVIDADES NOS PRÓXIMOS DIAS: 
26 de abril Reunião em Quijingue com lideranças femininas e profissionais dos organismos públicos de proteção as mulheres em situação de violência para monitorar a atuação em Rede 
28 de abril Encontro do Comitê de Mulheres da Bacia do Jacuípe, em Capim Grosso
NOTAS:O MOC não terá expediente no dia 22 de abril de 2016
Devido ao período micaretesco em Feira de Santana, sede do MOC, o expediente do dia 29 de abril será encerrado às 16 horas, com retorno dia 02 de maio às 14 horas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s