geledés __

Posted: March 21, 2016 in capacitação, cidadania, DIREITO _

Geledés -no navegadorPortal Geledési.
Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.
Negras são as principais vítimas do crime que mata as mulheres por serem mulheres
Cai número de héteros no Brasil. E os gays com isso?
Histórico voo comandado por mulheres pousa na Arábia Saudita, onde elas são impedidas de dirigir
A esquerda que fica em silêncio não representa ninguém
Por que o machismo mata mais as negras
É hora de parar de julgar os julgadores
Na sala de aula te acorrentam com olhares, como na escravidão
Em grande evento no Texas, Michelle Obama descarta disputar Presidência
O agressor dorme no homem comum
1° ministro: Lula não aceitou ser ministro de Dilma, mas o chefe de governo
Inspirada em blogueira negra jovem faz tranças e é considerada musa do Lollapalooza
Para ele e para ela! C&A lança sua primeira linha de moda “sem gênero”
Ensaio expõe a obsessão pelas características das mulheres negras</lia
Portal erra tradução. Relatório da ONU não diz que políticas de igualdade racial “fracassaram”
Dois anos após morte de Claudia, arrastada por viatura, PMs não foram julgados
Negro Homem, Negra Poesia: José Carlos Limeira
Lançamento – Livro infantil ilustrado ‘Trovinha das cores e amores’
Juciara Almeida Souza: Violência contra mulher
Eu e Naná
Su poesía llama la atención a todos los hombres negros que odian a las mujeres negras

Negras são as principais vítimas do crime que mata as mulheres por serem mulheresNegras são as principais vítimas do crime que mata as mulheres por serem mulheres
(A Pública, 15/03/2016) Negras são as principais vítimas do crime que mata as mulheres por serem mulheres; legislação específica ajuda, mas falhas na aplicação reduzem sua eficácia entre a população mais vulnerável Do Instituto Patrícia Galvão “Eu sofri estupro em um terreno baldio ao lado da minha casa. O cara me abordou com uma arma e disse […] Leia mais »
Cai número de héteros no Brasil. E os gays com isso?Cai número de héteros no Brasil. E os gays com isso?
Seria o sonho da “ditadura gay” ou de repente as previsões apocalípticas sobre extinção, sobre o fim da família tradicional e a homossexualidade adquirida estariam certas? Será que no fim das contas eram os conservadores mais fanáticos que tinham razão? O “ser gay” passou de “tolerável” a “ideal”, e agora caminha para o status de […] Leia mais
Histórico voo comandado por mulheres pousa na Arábia Saudita, onde elas são impedidas de dirigirHistórico voo comandado por mulheres pousa na Arábia Saudita, onde elas são impedidas de dirigir
Google Plus One Button Um Boeing 787 da Royal Brunei Airlines fez história quando aterrissou na Arábia Saudita com um tripulação exclusivamente feminina. Algo extremamente simbólico, já que no país árabe mulheres são impedidas de dirigir, o que dirá pilotar aviões. Do BBC O uso de três mulheres no comando da aeronave no voo entre o minúsculo Estado asiático […] Leia mais »
A esquerda que fica em silêncio não representa ninguém
A esquerda que fica em silêncio não representa ninguémVamos lembrar que a esquerda brasileira é bem plural e divergente. Por Stephanie Ribeiro, do HuffPost Brasil Porém, esse texto é para uma parcela dessa esquerda, composta por pessoas que gozam de alguns privilégios de classe e raça. Aquele pessoal que teve acesso aos estudos e que hoje se diz “confuso” e em silêncio perante a […] Leia mais »
Por que o machismo mata mais as negrasÉ hora de parar de julgar os julgadores
Google Plus One ButtonPor que o machismo mata mais as negrasEnquanto as taxas de homicídios entre as brancas diminuem, as de mulheres e meninas negras tiveram uma alta de 19,5% em dez anos; Djamila Ribeiro explica por que por Andrea Dip, do A Pública O “Mapa da Violência 2015 – Homicídios de mulheres no Brasil” mostra um assustador incremento nas taxas de homicídios de mulheres […] Leia mais »
É hora de parar de julgar os julgadores
A primeira vez em que ouvi falar em autocobrança foi na sétima série. Eu havia mudado para uma escola que era muito mais difícil, e esta, por sua vez, a cada bimestre divulgava um ranking dos melhores alunos, respectivamente da turma, da série, do ciclo e, por fim, do colégio inteiro. Por Emanuella Santos, do HuffPost Brasil […] Leia mais »
Na sala de aula te acorrentam com olhares, como na escravidão
Na sala de aula te acorrentam com olhares, como na escravidãoFico me perguntando, quando um professor fala sobre escravidão, ou cita algo sobre um acontecimento ou movimento que envolve negros, seu olhar pousa sem pausa no aluno negro, ou a sala te olha descaradamente, esperando que você levante o punho para o alto. Ou que comece uma discussão, corrigindo o que o professor diz. Mas, […] Leia mais »

Em grande evento no Texas, Michelle Obama descarta disputar Presidência
Em grande evento no Texas, Michelle Obama descarta disputar Presidência
Michelle Obama se reuniu com compositoras e cantoras nesta quarta-feira (16) num evento para divulgar uma iniciativa educacional para garotas do mundo todo, no qual também deu uma palhinha e falou de seus planos futuros fora da Casa Branca. Por FERNANDA EZABELLA, da Folha de São Paulo Ela foi rápida em descartar uma eventual candidatura à […] Leia mais »
O agressor dorme no homem comum
O agressor dorme no homem comumNosso repórter foi ao único grupo reflexivo para homens enquadrados pela Lei Maria da Penha existente na capital paulista; ele esperava ver monstros, mas viu homens constrangedoramente comuns Por Ciro Barros Do A Publica Em silêncio, espero a chegada do grupo junto dos psicólogos Tales Furtado Mistura e José Luiz Querido. Na salinha de cor creme, […] <a style=”color: #6dc6dd; word-wrap: break-word; font-weight: normal; text-decoration: underline;” href=”http://geledes.us2.list-manage.com/track/click?

1° ministro: Lula não aceitou ser ministro de Dilma, mas o chefe de governo1° ministro: Lula não aceitou ser ministro de Dilma, mas o chefe de governo
Lula é o novo ministro da Casa Civil da presidenta Dilma. Do Revista Fórum Há pelo menos uma semana o ex-ministro Gilberto Carvalho ficou em reuniões no Palácio do Planalto tratando do assunto. Na direção do PT havia muito gente contra. A volta de Lula ao governo estava longe de ser unanimidade entre os líderes […] Leia mais
Inspirada em blogueira negra jovem faz tranças e é considerada musa do Lollapalooza»inspirada em blogueira negra jovem faz tranças e é considerada musa do Lollapalooza
Mariana Mader, 22 anos, teve sua foto postada em um perfil do festival e foi incluída na lista das pessoas mais estilosas do evento no Correio Braziliense A beleza de uma brasiliense chamou a atenção no festival Lollapalooza, realizado no último fim de semana (12 e 13/3), em São Paulo. Mariana Mader, 22 anos, foi […] Leia mais »
Para ele e para ela! C&A lança sua primeira linha de moda “sem gênero”
Para ele e para ela! C&A lança sua primeira linha de moda “sem gênero”
Batizada de “Tudo Lindo e Misturado”, a marca apostou em roupas sem distinção de gênero por Felipe Sousa no Pheeno Considerada a maior rede de lojas de departamento do Brasil, a “C&A” acaba de lançar uma campanha inovadora por aqui! Batizada de “Tudo Lindo e Misturado”, a marca apostou em roupas sem distinção de gênero, apresentando apostas […] Leia mais »
Ensaio expõe a obsessão pelas características das mulheres negras
Ensaio expõe a obsessão pelas características das mulheres negras
Cada vez mais as mulheres brancas norte-americanas fazem cirurgias plásticas para conquistarem os atributos das mulheres negras. Cirurgias na boca para aumentar os lábios, aumento de quadril e silicone no bumbum, além de se apropriarem de tranças afros, estilos e comportamentos. por Luiz Roberto Lima no HuffPost Brasil O fotógrafo Daniel Stewart em parceria com Imani amor criaram uma série de […] Leia mais »
Portal erra tradução. Relatório da ONU não diz que políticas de igualdade racial “fracassaram”Portal erra tradução. Relatório da ONU não diz que políticas de igualdade racial “fracassaram”
O portal Estadão (repicado nos portais UOL, IG e outros) noticiou no dia 14 de maio que as políticas de igualdade racial “fracassaram” no Brasil segundo informe da relatora da ONU para direito de minorias, Rita Izak. Por Dennis de Oliveira , do Quilombo A notícia foi amplamente divulgada, coincidentemente após as manifestações de domingo contra o governo […] Leia mais »
Dois anos após morte de Claudia, arrastada por viatura, PMs não foram julgadosDois anos após morte de Claudia, arrastada por viatura, PMs não foram julgados Nesta quarta-feira, passados exatamente dois anos da morte de Claudia Silva Ferreira, arrastada por uma viatura da PM por 300 metros na Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte do Rio, os seis policiais acusados do crime estão soltos e não foram sequer julgados. Nesse período, o processo já passou pelas mãos de três juízes e […] Leia mais »
Negro Homem, Negra Poesia: José Carlos LimeiraNegro Homem, Negra Poesia: José Carlos Limeira
JOSÉ CARLOS LIMEIRA (1951-2016) In memorian Nasceu em Salvador Bahia Brasil, no dia 1º. de maio de 1951. Publica contos, artigos, crônicas e poemas desde os anos setenta, com trabalhos traduzidos em vários idiomas, publicados na Alemanha, USA, Itália, Portugal e França objeto de teses e dissertações no Brasil e no exterior. Organiza com regularidade recitais […] Leia mais »
Lançamento – Livro infantil ilustrado ‘Trovinha das cores e amores’

 

luz das águas_cc silva

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s