moc __

Posted: March 18, 2016 in capacitação, cidadania

Nº 497 : 18 de março de 2016 : Feira de Santana-BA
EDUCAÇÃO DO CAMPO
Pesquisa materializa a Educação do Campo como um sonho possível
Com o envolvimento da coordenação pedagógica e de toda equipe do Programa de Educação do Campo Contextualizada, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) realizou nessa quarta, 16 de março, o ?Seminário sobre Políticas Públicas com Gestores/as, Representantes da Sociedade Civil e Universidades? onde foram devolvidos ao público os resultados de uma pesquisa científica sobre os impactos da metodologia do Projeto CAT (Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo), nas políticas públicas da Educação do Campo e na aprendizagem das crianças na região semiárida da Bahia. Na mesa de abertura mediada pelo diretor do MOC, Jorge Nery, representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA-Bahia), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia (CODES Sisal), Sindicato de Trabalhadores/as Rurais de Riachão do Jacuípe, Prefeitura Municipal de Valente, além de Secretárias Municipais de Educação dos municípios de Monte Santo, Serrinha e Conceição do Coité que refletiram com a plenária sobre a contribuição da educação do campo para o desenvolvimento sustentável. Matéria completa no site do MOC.
DIREITOS
Abong Nacional promove debate em defesa de direitos e bens comuns
A conjuntura requer compreensão histórica e superação do atual modelo político. Essa foi a conclusão do debate promovido pela Abong ? Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, em parceria com Le Monde Diplomatique, no dia 15 de março (terça-feira), em São Paulo. O Seminário Organizar a resistência para defesa de direitos e bens comuns reuniu representantes de diversas organizações e movimentos sociais com o objetivo de promover uma análise da atual conjuntura a fim de organizar a resistência ao retrocesso e ao ataque aos direitos conquistados no último período. ‘Tanto a Abong quanto o Diplô estão desenvolvendo esforços para ampliar a capacidade de intervenção neste cenário político e esse momento de análise é uma necessidade de todos nós na atual conjuntura’, defendeu Silvio Caccia Bava, editor-chefe do Le Monde Diplomatique. Fonte: Site Abong
FEIRAS
MAPA DE FEIRAS ORGÂNICAS
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) desenvolveu o Mapa de Feiras Orgânicas e Grupos de Consumo Responsável disponível no endereço http://feirasorganicas.idec.org.br/. O Mapa conta com o registro de 140 eventos espalhados por 22 estados do Brasil, o programa funciona como uma ferramenta de busca rápida, apresentando as opções de pontos de venda de produtos naturais mais próximos. Na Bahia, podemos localizar uma Feira em Salvador, uma em Lauro de Freitas e uma em Ilhéus. Os internautas também podem participar, incluindo novas localidades no sistema pelo e-mail
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CODES Sisal capacita GTs para requalificação do PTDS
A Coordenadora do Programa de Comunicação do MOC, Nayara Cunha membro integrante do Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (CODES Sisal) representou o MOC juntamente com os técnicos Mateus Lima, Selma Glória e Tainá Matos, nesse 16 e 17 de março em encontro que objetivou preparar os Grupos de Trabalho temáticos (GTs) e entidades que compõem o Colegiado, para a requalificação do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável (PTDS). O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Na Agricultura Familiar (SINTRAF), em Conceição do Coité onde foi definida a metodologia de requalificação do Plano Territorial, visando a promoção de um debate plural e participativo durante o processo de elaboração do mesmo e a inclusão de temas que atendam as demandas territoriais nas mais diversas áreas.
ECONOMIA SOLIDÁRIA
UEFS sedia o 1º Congresso Internacional de Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local
Entre 16 e 18 de março a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) sediou o 1º Congresso Internacional de Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local: diálogo Brasil-Cuba (Cieps). Iniciativa do Programa de Extensão e Projeto de Pesquisa Incubadora de Iniciativas de Economia Popular e Solidária da Universidade, o evento teve o objetivo de discutir a produção associada a partir da articulação estratégica entre economia popular e solidária e desenvolvimento local.Segundo informações da UEFS foram confirmadas as presenças de cerca de 400 pessoas de quatro países. Para o coordenador do Programa, professor doutor José Raimundo Oliveira Lima, ‘um evento desta magnitude é importante na medida em que, especialmente, coloca em diálogo o conhecimento científico e o conhecimento popular, os saberes locais e outras formas de organizações socioprodutivas’.
BAHIA PRODUTIVA
CODES Sisal e Codeter participam das avaliações das manifestações de interesse aos editais do Bahia Produtiva
O Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (CODES Sisal) e o Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável (CODETER Sisal) visando uma maior transparência e participação nas avaliações das manifestações de interesses dos editais do Bahia Produtiva regionalizou as atividades. Na última terça-feira, 15 de março, aconteceu a primeira reunião em Santaluz, envolvendo os municípios de Valente, Queimadas e Santaluz. Em datas a serem confirmadas estão previstas reuniões semelhantes em Araci e Monte Santo. Os editais do Bahia Produtiva trazem metodologia nova, que consideram a forma de trabalhar dos territórios e suas particularidades.
AGRICULTURA FAMILIAR
Participe da Feira Internacional Saitex 2016 (África do Sul), no estande ‘Brasil Family Farming’
O MDA convida os empreendimentos da agricultura familiar a se candidatarem no processo seletivo para a Feira Internacional Saitex 2016 (África do Sul), no estande Brasil Family Farming exclusivo para a agricultura familiar.A inscrição será recebida até 03 de abril de 2016, por meio do formulário on line, devidamente preenchido e enviado, o qual pode ser acessado AQUI. Informações sobre as condições de participação estão dispostas na Chamada Pública, entre as quais se destacam: (a) Espaço individual equipado e decorado no estande Brasil – Family Farming para a exposição dos produtos inscritos; (b) Apoio de recepcionistas bilíngues (inglês- português); (c) Entrada no catálogo oficial da feira; (d) Auxílio financeiro com passagens aéreas e diárias.
JUVENTUDE
COOPJER realiza Assembleia de Constituição e Posse da Diretoria
Acontecerá neste 19 de março, às 14:00, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais da Agricultura Familiar (SINTRAF), de Conceição do Coité, a Assembleia de Constituição e Posse da Diretoria da Cooperativa de Jovens Empreendedores Rurais (COOPJER), parceira do Movimento de Organização Comunitária (MOC). O convite está aberto para deliberação dos seguintes assuntos: leitura, análise e aprovação do estatuto social; eleição e posse da Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal; subscrição e integralização do capital e ainda a filiação na Unicafes.
UNIÃO SERTANEJA
Santaluz sediará Conferência Intermunicipal
A Humana Brasil e o CEAIC realizarão a Conferencia Intermunicipal para avaliação do primeiro ano e abertura do segundo ano de ação do projeto UNIÃO SERTANEJA, que visa fortalecer as capacidades e a cooperação entre a sociedade civil e instituições públicas para reduzir a pobreza de 11 municípios entre os mais desfavorecidos do Nordeste baiano. A Conferência acontecerá no dia 30 de março, na Câmara de Vereadores de Santaluz. O projeto abrange 11 Centrais de Associações, 330 Associações Comunitárias, 88 Empreendimentos de Economia Solidária, e a partir do segundo ano o objetivo é a formação de uma Federação destas 11 Centrais.   Visite-nos nas redes sociais   Site do MOC: WWW.moc.org.br    Facebook: http://www.facebook.com.br/moc   AGENDE-SEmoc_logo bullet
28 e 29 de março – Avaliação PNAE , no Sindicato de Trabalhadores Rurais de Conceição do Coité
30 de março ? Seminário sobre PNAE, no Sindicato de Trabalhadores Rurais de Conceição do Coité, com a participação de gestores
31 de março e 01 de abril ? Visita dos italianos parceiros da ACTIONAID à gestores e experiências exitosas em Conceição do Coité (31) e Nova Fátima (01)

D

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s