casa branca __

Posted: March 2, 2016 in cultura, igreja e fé

LANÇAMENTO
Livro Equede – A mãe de todos será lançado no Terreiro Casa Branca, dia 08 de março
No Dia Internacional da Mulher, 08 de março, será lançado às 19h, no Terreiro da Casa Branca, em Salvador, Equede – A Mãe de Todos, o livro testemunho de Gersonice Azevedo Brandão, conhecida como Equede Sinha. A publicação é da editora Barabô e mostra a importância, o respeito e o reconhecimento que o cargo de equede tem dentro do candomblé. O livro conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz).
Além registrar um testemunho – visto a raridade de se encontrar publicações com figuras de destaques da comunidade negra sendo porta vozes de sua própria história, sem intermediários – o livro é também uma publicação histórica, já que a vida de Sinha, nascida dentro do terreiro da Casa Branca, se funde com a história do mais famoso terreiro de candomblé nagô do Brasil. Com 172 páginas, o livro conta com mais de 200 fotos do acervo pessoal da autora, da Casa Branca e dos fotógrafos Dadá Jaques, Flávio Damm, da Fundação Pierre Verger, além de ilustrações exclusivas do artista Carlos Rezende. Organizado por Alexandre Lyrio e Dadá Jaques, traz ainda histórias inéditas, nunca registradas, como a invasão do Posto Esso imposta contra o terreiro na década de 70.
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br.  Lançamento do livro Equede – A Mãe de Todos  Quando: Terça-feira, 08 de março, às 19h.  Local: Praça de Oxum do Ilê Axé Iyá Nassô Oká – Terreiro Casa Branca, Avenida Vasco da Gama, 463  Mais informações: Mel Adún (71) 98802-4314 | Kaliane Barbos (71) 99987-9013.02/03/2016.  Assessoria de Comunicação – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Telefone: (71) 3103-3442  Email: ascom@cultura.ba.gov.br

andréa faz_litoral

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s