redator profissional -nichos e mercados

Posted: February 26, 2016 in marketing piece, mídia digital_web

Frase Conteúdo EstratégicoAs possibilidades do mercado de redação publicitária fora das agências
 Data : 22/02/2016  Categoria : Publicidade e PropagandaRedação Publicitária
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Lugar de redator não é só dentro de agências. O mercado de redação publicitária cresceu consideravelmente nos últimos anos, mas de um modo um pouco diferente do que se via há alguns anos.
É na mudança que muitos emperram e acabam na mesma onda de pessimismo que assombra os profissionais da área, trazendo aquele velho pensamento de que “redator publicitário não tem vez”. Mas, ei, espera aí: como assim redator não tem vez se para tudo que envolve comunicação precisa-se, antes de tudo, de bons textos? Bons textos só não, mas de textos inspiradores, motivadores, persuasivos e orientados para resultados.
Acontece que o redator acaba desvalorizado, pois sempre aparece alguém que “sabe escrever mais ou menos” ou “escreve até que bem”. Ou seja, é uma profissão que, assim como muitas outras, precisa lidar com os “quebra-galhos” espalhados por aí.
Lidar com isso não é uma tarefa fácil. Mas, mesmo fora das agências, é possível ver que o mercado de redação publicitária vem crescendo bastante, principalmente por causa da tecnologia. Afinal, nem só de campanhas e peças institucionais se faz um redator. Hoje, dentro e fora das agências, o redator publicitário é o profissional mais indicado para escrever conteúdos relevantes para sites, blogs, e-mails, portais corporativos, intranets e redes sociais. Afinal, um redator publicitário tem o conhecimento do mercado, do público-alvo e de muitas outras questões que envolvem mais o mercado publicitário do que um profissional de jornalismo ou relações públicas, por exemplo.
Não basta uma campanha a cada dois meses. É um trabalho diário, tanto para produzir e divulgar conteúdo novo como para interagir com o público. A interação tem que ser constante e sempre que determinada marca ou pessoa for acionada.
Além disso, essa possibilidade de trabalho dentro do mercado de redação publicitária voltada para sites, blogs, e-mails, portais corporativos, intranets e redes sociais é uma ótima opção para quem deseja trabalhar por conta, comofreelancer.

O redator que opta por ser freela tem as vantagens de escrever tanto direto para o cliente final como para agências, cobrando por jobs que envolvem trabalhos online, off-line, roteiros, campanhas etc.
Já que falamos em dinheiro, se você está começando a carreira como redator e não sabe o quanto cobrar pelo seu trabalho, indicamos a leitura deste outro post que, com certeza, o ajudará a definir como e quanto cobrar.
E a melhor forma para conseguir valorizar ainda mais o seu trabalho é buscar diferentes qualificações, referências e experiências diversas. A bagagem cultural conta muito para aumentar o seu leque de possibilidades e, consequentemente, valorizar o seu trabalho.
E você, como vê o mercado de redação publicitária fora das agências?
Opine, questione e dê dicas para outros profissionais aqui nos comentários. Vamos adorar!
Até o próximo post!  Frase Conteúdo Estratégico

aurora

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