‘carna kids! __

Posted: February 7, 2016 in carnaval_

Começa a folia da criançada no Carnaval do Pelô
Crédito: Aline Simonetti

Música boa, salão lotado, alegria de sobra, uma mistura perfeita. Pela primeira vez a folia do Carnaval do Pelô ganha uma programação voltada exclusivamente para a criançada. Os bailinhos infantis tiveram início nesta tarde do sábado de carnaval, no Largo Pedro Archanjo, e quem abriu alas foi a banda Pipoca Bacana, que fez pais e filhos dançarem ao som das antigas marcinhas. Os bailinhos infantis integram a programação do Carnaval do Pelô do Governo do Estado, realizado pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) através do CCPI (Centro de Culturas Populares e Identitárias).
Um passeio pelo salão e o que se via era um desfile de fantasias, guerra de confete, serpentinas e muita animação. Valéria Castro saiu de Cajazeiras de ônibus e levou uma hora até o Centro Histórico. Ela levou a filha Melissa, de 01 ano e 4 meses, e a irmã Natália, de 02 anos, e se surpreendeu com a beleza e organização da festa. “Estou achando calmo, posso deixar as meninas soltas, à vontade pra curtir”, disse.

Na frente do palco foi criado um espaço só para os pequeninos, que puderam brincar a vontade. Os pais também aproveitaram até o último instante. Lilian, que mora no Bonfim e sempre vem prestigiar o carnaval no Pelô, disse que assim que soube da novidade não pensou duas vezes, vestiu a filha Maria Lis, de 06 anos, com uma fantasia de havaiana e veio conferir o bailinho. Radiante, garantiu que vai voltar nos próximos dias.
Além do bailinho, os pequenos foliões têm à disposição na hora um serviço oferecido gratuitamente pelo Coletivo de Entidades Negras, a confecção de turbantes.
Programação para as crianças segue até terça-feira (09) – Os bailinhos infantis continuam diariamente no Carnaval do Pelô, sempre às 15h30, no Largo Pedro Archanjo. Amanhã (07), o grupo PUMM (Por um Mundo Melhor) leva música e brincadeiras para a criançada, com um repertório composto por cantigas de roda da cultura popular e marchinhas carnavalescas. Na segunda-feira (08), os Gatos Multicores realizam um show que, além das crianças de hoje, promete agradar especialmente quem foi criança nos anos 80, com três gatinhos cantores muito divertidos relembrando canções que estouraram na década. Terça-feira (09), o grupo Doremilá anima o último dia da folia com um repertório onde cada canção traz um tema relacionado ao universo infantil, por meio de uma linguagem lúdica que convida a criança a dançar, cantar e sonhar.
CARNAVAL DA CULTURA
O Carnaval da Cultura 2016 é o carnaval da democracia e da diversidade, que leva para as ruas, durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de diferentes artistas, grupos e entidades culturais da Bahia. São centenas de atrações e shows gratuitos de afoxé, samba, reggae, axé, pop, MPB, fanfarras e muito mais. É diversão garantida para todos os gostos e estilos no espaço público da rua para alegria do folião. O Carnaval da Cultura – uma realização da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – está organizado a partir de quatro programas: Carnaval do Pelô, Carnaval Ouro Negro, Carnaval Pipoca e Outros Carnavais. A programação completa de nossa festa está disponível nos sites http://www.cultura.ba.gov.br
SecultBA – Secretaria de Cultura – Governo do Estado da Bahia
www.cultura.ba.gov.br
Site institucional da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s