Hillary ‘on top __

Posted: January 18, 2016 in politica e debates_, portal exame

bernie-sanders-e-hillary-clinton

Bernie Sanders debate com Hillary Clinton: pré-candidata democrata ampliou em 25 pontos sua vantagem sobre o senador

Da EFE

Washington – A pré-candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, ampliou sua vantagem a 25 pontos sobre seu principal rival, o senador Bernie Sanders, na corrida pela indicação presidencial de seu partido, segundo uma nova pesquisa divulgada neste domingo.

A pesquisa, realizado pelo jornal “The Wall Street Journal” e a rede de televisão “NBC”, mostra a ex-secretária de Estado com 59% das intenções de voto em nível nacional, frente a 34% de Sanders, que é senador por Vermont.

A diferença desta nova enquete, realizada entre os dias 9 e 13 de janeiro e com uma margem de erro de 4,9%, é superior aos 19 pontos (56% frente a 37%) que separava os adversários em uma pesquisa similar em dezembro.

O outro pré-candidato em disputa, o governador de Maryland, Martin O’Malley, permanece relegado ao terceiro posto com cerca de 22% de eleitores que consideram a possibilidade de apoiá-lo, mas apenas 2% dos consultados asseguram que votarão nele

A pesquisa, no entanto, mostra que nos dois primeiros confrontos pela candidatura democrata, nas primárias de Iowa e New Hampshire, a diferença é muito mais estreita entre ambos.

Segundo a enquete, em ambas disputas eleitorais, os dois favoritos da candidatura democratas se encontram emparelhados, com uma ligeira vantagem para Hillary em Iowa e a situação oposta em New Hampshire, o estado do senador democrata.

De acordo com a pesquisa, o eleitor de mais de 50 anos de idade tende majoritariamente a votar em Hillary (71% contra 22% de seu rival), enquanto Sanders diminui essa diferença entre os eleitores mais jovens (49% a 44% para a ex-secretária de Estado entre os eleitores de 18 a 39 anos).

No entanto, Bernie Sanders supera Hillary Clinton em uma hipotética eleição contra o favorito para conquistar a candidatura presidencial republicana, Donald Trump.

A pesquisa assegura que, frente ao magnata imobiliário, Sanders o venceria por uma diferença de 15 pontos (54% a 39%), enquanto se candidata democrata fosse Hillary a vantagem seria de apenas 10 pontos (51% a 41%).

Esta pesquisa é publicada horas antes de os pré-candidatos democratas à Casa Branca se encontrarem hoje em Charleston (Carolina do Sul) para seu último debate, televisionado pela emissora “NBC”, antes do início do período de primárias com os “caucus” (assembleias populares) do estado de Iowa.

Esses caucus, marcados para 1º de fevereiro, representam o tiro de largada da temporada de eleições primárias, e seus resultados costumam oferecer uma primeira pista de que candidatos podem conquistar a indicação presidencial nas convenções nacionais de democratas e republicanos, que este ano acontecerão em julho.

Tópicos: Eleições americanas, Estados Unidos, Países ricos, Hillary Clinton, Políticos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: