big brown, a Copa e a Fifa __

Posted: June 10, 2014 in jornalismo, José Bomfim_blog do brown

 

A Copa do aparato militar suntuoso deixará excelente legado para a Fifa
6 jun
Clique na imagem e veja o vídeoClique na imagem e veja o vídeoMinhas lembranças de copas do mundo de futebol são as da bola rolando, dos bastidores com torcida embandeirando as ruas, jogadores treinando ou brincando na concentração. Nunca, a não ser na Copa de 78, na Argentina, se viu aparato militar tão gigantesco e constrangedor nas ruas. Em 78, as forças nacionais argentinas estavam na rua para combater o povo, que se manifestava contra a continuidade da ditadura militar. Agora, em 2014, no Brasil, o aparato militar supera o que vimos na Argentina. As três fotos de Luciano da Matta, de A Tarde, mostram as forças que chegaram a Salvador para fazer a segurança da Copa. Concordo com o Blog do Rio Vermelho: É impressionante!
Copa do Mundo - Exército para controlar o provo - 29-05-2014E acrescento: Triste! Essa força de repressão toda, mostrada nas fotos, está de prontidão para bater no povo que for às ruas protestar.

Esperava-se que num governo do partido dos trabalhadores a repressão do Estado fosse diferente. De proteção ao povo, que paga, com altos impostos, a manutenção do Estado. Agora sabemos que não é.
Copa 2014 - tropas do exército - oglobo.com
E o comentário de leitor de A Tarde no sábado, 31 de maio, justifica-se:
Copa do Mundo - carta do leitor - 31-05-2014 - II
E não custa lembrar que os protestos são mais que justificados. Afinal, quando, em 2006, o governo brasileiro pediu à Fifa para sediar a Copa, os brasileiros foram informados que o torneio seria totalmente patrocinado por empresas privadas, não sairia um centavo do tesouro nacional e que haveria um legado extraordinário para esta e as próximas gerações desfrutarem nas áreas de lazer, saúde, educação e cultura.
Passados oito anos, não há pista nenhuma de legado. Ao invés dos oito estádios pedidos pela Fifa, o governo construiu e/ou reformou doze arenas.
E, hoje, os brasileiros sabem que o governo federal destinou 98,5% de verba pública para a Copa. A iniciativa privada “colaborou” com 1,5%.
Só para efeito de comparação, na Copa de 94, os Estados Unidos não gastaram nenhum centavo público na realização do torneio.

Ainda para comparar: a Copa de 2002 custou 10,1 bilhões de dólares ao Japão e Coreia do Sul; a de 2006, custou 10,7 bilhões de dólares à Alemanha; a de 2010, custou 7,3 bilhões à África do Sul; e o custo da Copa de 2014 vai superar 33 bilhões de dólares ao Brasil. A fonte de informação é a revista Época Negócios. A Folha de SP de 6 de dezembro de 2013, informa que esta Copa é a que mais renderá à Fifa: 4,1 bilhões de dólares de lucro para a entidade multinacional futebolística com sede em Genebra, Suiça.
Nem todos brasileiros, porém, têm motivos para reclamar. A mesma fonte informa que a Rede Globo vai faturar 2 bilhões de dólares com a competição.Talvez por isso o Ronaldo Fenômeno manda “descer o cacete” nos manifestantes e as “autoridades” acham normal a declaração.Joseph BlatterClique aqui e confira.
Apesar de tantos números favoráveis aos poderosos já existem sinais de desacordos entre eles, vejamos o Blog do Cosme Rímoli:a
Dilma garante: o que foi prometido para a Copa foi cumprido. Até sua maior parceira, a Fifa, não concorda. Trem-bala, obras de mobilidade, reformas nos aeroportos, iniciativa privada bancando os R$ 30 bilhões do Mundial. Nada virou realidade…
Joseph Blatter
Para Joseph Blatter há um grande problema na Copa de 2014. Não foi criado pela Fifa./E feriu de morte o clima de alegria sonhado pelo presidente da Fifa.”O erro começou com Lula e foi perpetuado por Dilma(leia completa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.