big brown_

Posted: June 20, 2011 in jornalismo, José Bomfim_blog do brown

Escândalo: Governo, deputados, FIFA, CBF e empreiteiras querem sigilo em obras da Copa e das Olimpíadas

Tostão e Cosme Rímoli. Dois excelentes colunistas, dos melhores que temos na imprensa atual. Uma opinião semelhante: o absurdo do sigilo em obras da Copa 2014 e das Olimpíadas. Ter sigilo nas faraônicas obras que estão sendo levantadas favorece aos que trazem no sangue o DNA da corrupção. É triste constatar que no Brasil, sempre que se fala num grande evento, pessoas com o tal DNA corrompido se sentem na obrigação de ganhar dinheiro fácil e logo mobilizam os políticos para transformarem seus planos em leis. Triste sina.
O médico Eduardo Gonçalves, o Tostão, craque de um passado não tão distante do futebol brasileiro, disse na sua coluna de ontem (intitulada A Verdade Incomoda) que “Como se esperava, foi aprovada, na Câmara de Deputados, o sigilo dos orçamentos para a Copa de 2014 e as Olimpíadas, com a justificativa de acelerar as obras. Como disse o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, foi uma decisão ‘escandalosamente absurda’. Resta o Senado. Não tenho esperança”.
Sábio Tostão. Quem vai esperar alteração na decisão da “magnânima” Câmara de Deputados? Principalmente depois que a própria presidente da República, Dilma Rousseff defendeu o sigilo? Aliás, a presidente Dilma tem recuado tanto que não sei onde vai parar. Recuou na discussão do aborto; recuou no kit anti-homofobia; recuou na divulgação de fatos relacionados ao regime militar…
Para o jornalista Cosme Rímoli, querer o sigilo das obras e, mais ainda, transformar isso em lei é nada mais nada menos que uma vergonha.
Então, leia o artigo e, em seguida, veja a lista dos deputados que cometeram essa aprovação vergonhosa vinda do Palácio do Planalto. A lista é bem eclética, tem gente que lutou e gente que defendeu a ditadura militar; tem ex-jogador de futebol; tem ex-lutador de boxe; padres; direitistas, comunistas e petistas aos montes; Bolsonaro e Zeca Dirceu; tem até um palhaço, provavelmente achando que todos que comparecem às urnas no “ato cívico” de votar são palhaços. Procure o seu deputado, veja se ele está na lista.
Era só o que faltava…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.